Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• P2P - Tópico Geral

Cardoso24

Recommended Posts

Rick Lusitano
    há 11 horas, Visitante bruno disse:

na robocash como fazem para ter diversificação pelos vários loan originators? eu defini o meu portfolio, prazos entre 15 e 30 dias e acabei por ficar com investimentos só de um lo... 

Várias opções, criar vários AI. Como? Primeiro mandar o cash e depois criar os AI com o montante desejado.

Por exemplo, enviaram 1.000 EUR, criar 1 AI com 200 EUR para 1 LO. Depois criar outro AI com 200 EUR/1 LO e assim sucessivamente.

Mas corre-se o risco de existir cash drag, pode existir um momento em que esse LO não tem loans à venda. Possibilidade de resolução, criar 1 AI por 2 LO com 400 EUR, mas o risco de cash drag vai existir, mas com menos probabilidade de acontecer.

Há 6 LO, mas 1 deles, a Tez Credit são installment loans (maior prazo, +30 dias), logo sobra 5 LO de curto prazo (20% para cada LO, a não ser queiram ter loans mais longo)

Ou então, mais fácil. Agora que tens tudo investido num só LO, vais ao teu AI, e desactivas esse LO.

Não é perfeito, mas é o que se consegue fazer.

Tirando a Z Finance, todos os outros LO fazem parte do mesmo grupo, a Robocash, no final o risco é todo o mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 10,5k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Rick Lusitano

1796

• Nesspc

858

• Harvester

492

• Patanisca

413

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Excelente post. Em alguns comentários parece que a culpa da Envestio e Kuetzal terem indo ao charco foram os levantamentos, incluindo as saídas antecipadas. A culpa é só das plataformas, umas por

Fechando o ano de 2019, penso que foi bastante positivo para mim no meu próprio Fundo de Sucateiro P2P Aqui ficam alguns valores nomeadamente em p2p retorno vs risco Notas : 2018 apen

Sim, as coisas impossíveis ao ser humano que já vi acontecer em mim e já vi em outras pessoas provaram sem sombra de dúvida que Deus existe e se torna galardoador daqueles que o buscam. Em Genesi

Posted Images

há 8 minutos, Rick Lusitano disse:

Várias opções, criar vários AI. Como? Primeiro mandar o cash e depois criar os AI com o montante desejado.

Por exemplo, enviaram 1.000 EUR, criar 1 AI com 200 EUR para 1 LO. Depois criar outro AI com 200 EUR/1 LO e assim sucessivamente.

Mas corre-se o risco de existir cash drag, pode existir um momento em que esse LO não tem loans à venda. Possibilidade de resolução, criar 1 AI por 2 LO com 400 EUR, mas o risco de cash drag vai existir, mas com menos probabilidade de acontecer.

Há 6 LO, mas 1 deles, a Tez Credit são installment loans (maior prazo, +30 dias), logo sobra 5 LO de curto prazo (20% para cada LO, a não ser queiram ter loans mais longo)

Ou então, mais fácil. Agora que tens tudo investido num só LO, vais ao teu AI, e desactivas esse LO.

Tirando a Z Finance, todos os outros LO fazem parte do mesmo grupo, a Robocash, no final o risco é todo o mesmo.

obrigado. neste AI só fiquei com z finance (pelo menos mostra que não empurram os deles primeiro...). vou desactivar esse LO e já diversifico pelos outros LO da robocash. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

O P2P Millionaire anda à busca de alvos para 10K em cada, num total de 20 plataformas (a lista está ordenada pelas plataformas com mais votos):

Citação

Hi guys - looking for some feedback from you all my friends 1f642.png:)
    I am starting a new portfolio called "The 10k Club"
    The idea was born whilst I was bitching to my co-blogger Scrappy about Robocash's 10k per year annual investment limit (such a ball-ache isn't it?)
    The premise is simple: Diversification is a good thing, but only if you diversify across quality platforms.
    The best way to get to know the different platforms is to trial them by putting a small amount of money and seeing how it performs over time.
    So I decided I would put EUR 10k into a bunch a platforms and track them over time and see how I like them. Any that are consistently good quality could be promoted into my main Millionaire portfolio.
    Criteria for platforms are:
    Euro denominated loans
    Platform older than 6 months
    Returns 10% minimum (maybe I will make a couple of exceptions to this for very interesting platforms)
    I have earmarked EUR 200k for this portfolio, so I am looking for up to 20 platforms
    I am excluding the platforms which make up my main Millionaire portfolio (Mintos, Grupeer, Lenndy, Envestio, Crowdestate) because I already have more than 10k in those and planning to keep those at a higher level.
    I already ruled out Bondora, Debitum, Rendity and Swaper for a variety of reasons.
    So my questions to you all, are:
    Did I miss any? Are there any platforms that meet my above criteria that you think I should consider?
    I have added a poll with the options I am looking at, please add your suggestions below and also feel free to vote for the ones you would be most interested in seeing added to the 10k club!
    Muchos Gracias Amigos
    -Sterling

• Estateguru
    • Peerberry
    • Mintos
    • Iuvo Group
    • Crowdestor
    • Envestio
    • Robocash
    • Fastinvest
    • Bulkestate
    • Viainvest
    • Reinvest24
    • Crowdestate
    • Finbee
    • Viventor
    • Dofinance
    • Neofinance
    • Fellow Finance
    • Kuetzal
    • Brickshare
    • Kameo
    • LinkedFinance
    • Monestro
    • Bondster

Entretanto, ele ainda não sabe se volta a entrar na Mintos com 1 milhão (á espera de saber se entra no imobiliário), se ele entrar com 1M de só vez (ou até mesmo, menores quantias em várias vezes) a Mintos vai andar com cash drag. Esperemos que ele não entre. ;)

•  
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Utilizo essa técnica ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Resposta da Fast Invest aos valores das taxas diferentes nas plataformas...

"Good Day,  thank you for reaching out to us. Interest rates are directly related to a period of a loan. When the loan period is more than six months (e.g., 12 months), you will have an opportunity for investment with a bigger interest rate. E.g., you invest in an eight-month period loan which has 13,5% interest rate. When the same loan turns to 6-month period, the interest rate decreases until 9%, but it does not affect your investment because you signed the Assignment Agreement with 13,5% interest rate for longer investment period than other clients. When you check your invested loan information in loan list, you will see a lower interest rate for new investment, but you will get your interest payment as it was chosen at first (13,5%). Hope it is clear. If you have any other questions, please do not hesitate and ask us."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 5 horas, BCatP2P disse:

Esta noite/manhã na Mintos voltaram a surgir Loans Short Term a 12,5%/13% de vários LO. Como abri conta à pouco tempo, tinha vários Loans de 11,5% comprados por um Auto Invest em testes ainda.

Decidi então testar se haveria procura em 2º mercado para vender os de 11,5%, trocando para os de 12,5%/13%. Testei inicialmente com alguns, como funcionou, coloquei todos a vender muito rapidamente :) Isto permitiu-me ir adquirindo em 1º mercado, dos mesmos LOs, mas a taxas superiores ( se justificou o trabalho, já não sei :) )

Isto é pessoal distraído? AutoInvesters com parâmetros muito abrangentes?

Fiquei curioso de saber a vossa opinião e aproveitei para partilhar aqui um pouco da minha experiência, em vez de só consumir as vossas :)

Foi mesmo à tuga. Tentar ganhar mais uns pozinhos. :)

(Os borrowers fazem o movimento ao contrário, exemplos disso são as empresas e os Estados a recomprar as emissões de obrigações com taxas de juro mais altas e emitir novos empréstimos obrigaccionistas com taxas mais baixas.)

Em principio é sempre melhor trocar investimentos de taxa de retorno mais baixas por outros com taxas mais altas. Depois podem depender dos prazos, da qualidade do LO e loans. Mas se é do mesmo LO, e os prazos serão semelhantes, em principio será melhor, mesmo que haja lates e depois BB, os borrowers tanto atrasam com 11,5% como 13%, porque estas são as taxas para os investidores, mas na realidade as taxas cobradas aos borrowers (APR) provavelmente até são as mesmas.

Pode ser má definição das prioridades dos AI, por terem 1 AI SM com menores taxas acima do 1 AI PM com maiores taxas.

Não é o caso, mas há pessoas que compram no SM apesar de existir no PM, maiores taxas, por diversos motivos, por exemplo:

porque já estão sobrecarregados dos LO que estão do PM, e compram outros LO no SM

porque não querem os LO que estão por não "gostarem" deles (saúde financeira do LO, grandes períodos de grace period, não pagam juros no late period, países dos loans, muitos lates desse LO, etc)

porque tem montantes inferiores a 10 EUR e no SM permite investir os trocos que sobram

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 4 minutos, Nesspc disse:

Resposta da Fast Invest aos valores das taxas diferentes nas plataformas...

"Good Day,  thank you for reaching out to us. Interest rates are directly related to a period of a loan. When the loan period is more than six months (e.g., 12 months), you will have an opportunity for investment with a bigger interest rate. E.g., you invest in an eight-month period loan which has 13,5% interest rate. When the same loan turns to 6-month period, the interest rate decreases until 9%, but it does not affect your investment because you signed the Assignment Agreement with 13,5% interest rate for longer investment period than other clients. When you check your invested loan information in loan list, you will see a lower interest rate for new investment, but you will get your interest payment as it was chosen at first (13,5%). Hope it is clear. If you have any other questions, please do not hesitate and ask us."

Nunca tinha lido/ouvido essa maneira de apresentar retornos no mundo das finanças.

Ou seja, se 2 investidores comprarem o mesmo loan, mas em momentos diferentes, logo com prazos diferentes, terão taxas de juro diferentes.

É uma forma de penalizar quem investe em curto prazo e forçar a investir em maiores prazos, se querem taxas de juro mais atractivas.

Não será mais difícil para o investidor saber a taxa de juro do loan a que realmente investiu inicialmente?

Ou existe uma maneira de ao fim de x meses, o investidor saber qual a taxa inicial a que investiu?

Parece ser mais difícil controlar o portfólio de investimentos feitos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Rick Lusitano disse:

Nunca tinha lido/ouvido essa maneira de apresentar retornos no mundo das finanças.

Ou seja, se 2 investidores comprarem o mesmo loan, mas em momentos diferentes, logo com prazos diferentes, terão taxas de juro diferentes.

É uma forma de penalizar quem investe em curto prazo e forçar a investir em maiores prazos, se querem taxas de juro mais atractivas.

Não será mais difícil para o investidor saber a taxa de juro do loan a que realmente investiu inicialmente?

Ou existe uma maneira de ao fim de x meses, o investidor saber qual a taxa inicial a que investiu?

Acho que isto é mesmo um bug em termos de programção na plataforma.

Trabalhando eu em IT percebo mais ou menos o problema que têm em apresentar as taxas certas na informação de cliente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Vidolz disse:

Acho que isto é mesmo um bug em termos de programção na plataforma.

Trabalhando eu em IT percebo mais ou menos o problema que têm em apresentar as taxas certas na informação de cliente.

Vamos criar um plataforma? ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Patanisca disse:

Um gajo sai do topico dois dias. Quando regressa é logo loiraças com belos bustos, ainda que de silicone. 

Ah valentes!

A Viventor tem loans da Twinero a 14%, 30d. Aproveitem.

É a CEO de uma nova plataforma dos Bálticos com loans com 19% de taxa de juro até 12 meses. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Rick Lusitano disse:

É a CEO de uma nova plataforma dos Bálticos com loans com 19% de taxa de juro até 12 meses. :)

12 meses também passa num instante, não é? ?

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

screenshot_20.thumb.jpg.4094264caee365b885d8864ab1777ab0.jpg

Nova loan do Crowdestor para quem estiver interessado.

Deve ter corrido bem a loan anterior para esse restaurante visto que vão construir o terraço agora ?

Por acaso até investi na loan anterior vi agora, espero que continue a correr bem.

screenshot_21.thumb.jpg.898fed748778fca2a611d178b0796ac2.jpg

A loan de 19% entra amanhã, o dinheiro que transferi já entrou na conta e está pronto a investir, não sei quanto tempo vai durar essa loan talvez 1/2 dias.

Espero que não se importem mas vou deixar aqui o meu referall para o Crowdestor caso alguém esteja interessado (só mesmo para matar as saudades): Crowdestor Referall

Also, estou a pensar meter uns 500 paus na Kuetzal para testar, que acham? Alguém tem mais feedback sobre a plataforma?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 28 minutos, Vidolz disse:

A loan de 19% entra amanhã, o dinheiro que transferi já entrou na conta e está pronto a investir, não sei quanto tempo vai durar essa loan talvez 1/2 dias.

Espero que não se importem mas vou deixar aqui o meu referall para o Crowdestor caso alguém esteja interessado (só mesmo para matar as saudades): Crowdestor Referall

Also, estou a pensar meter uns 500 paus na Kuetzal para testar, que acham? Alguém tem mais feedback sobre a plataforma?

Esse Referral é para registo de nova conta, certo?

A Kuetzal é muito "paradinha", com pouca adesão, poucos loans que demoram muito a ser financiados. Até agora só um é que foi totalmente financiado. Alguns dos Loans não têm BBG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 11 horas, Rick Lusitano disse:

Na Zaimer há mais de uma semana que não apanho loans... cash drag nesse AI
    A Préstamer há dois dias que, para o meu lado, também está seca.

Não sei se é geral.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, BCatP2P disse:

Esta noite/manhã na Mintos voltaram a surgir Loans Short Term a 12,5%/13% de vários LO. Como abri conta à pouco tempo, tinha vários Loans de 11,5% comprados por um Auto Invest em testes ainda.

Decidi então testar se haveria procura em 2º mercado para vender os de 11,5%, trocando para os de 12,5%/13%. Testei inicialmente com alguns, como funcionou, coloquei todos a vender muito rapidamente :) Isto permitiu-me ir adquirindo em 1º mercado, dos mesmos LOs, mas a taxas superiores ( se justificou o trabalho, já não sei :) )

Isto é pessoal distraído? AutoInvesters com parâmetros muito abrangentes?

Fiquei curioso de saber a vossa opinião e aproveitei para partilhar aqui um pouco da minha experiência, em vez de só consumir as vossas :)

É toda a rede de AIs existentes a funcionar. Há alturas em que 11% é muito, outras em que é pouco, e imagino que muita gente não passe os dias a reconfigurar os AIs. Eu tenho um AI para o secundário, como penúltima prioridade, configurado para >= 11. Seria um candidato a apanhar as tuas vendas, mas por acaso não veio cá ter nada (a última compra era do dia 15).

Mas atenção a um pormenor do secundário. Enquanto no primário as percentagens que se configuram na barra referem-se à taxa de juro, no secundário referem-se ao retorno expectável (embora o intervalo de taxa de juro também seja configurável noutra parte do interface). Um empréstimo pode ter um YTM maior que a taxa de juro se for comprado com desconto ou se o prazo de maturidade estiver próximo. Um caso prático, veio-me parar um empréstimo original de 12m a 11% mas já com 28 dias decorridos. Se tudo for pago como planeado, terei um YTM muito próximo de 12% porque irei receber o primeiro mês de juros logo após 3 dias => 11 * 365 / (365-28) = 11,9%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, Henrique Ribeiro disse:

Esse Referral é para registo de nova conta, certo?

A Kuetzal é muito "paradinha", com pouca adesão, poucos loans que demoram muito a ser financiados. Até agora só um é que foi totalmente financiado. Alguns dos Loans não têm BBG

É para novos registos sim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Pobrecito
    On 3/18/2019 at 9:19 AM, Vidolz said:

hmm isto é estranho, também tenho umas a 10% que comprei a 15%.

Vou enviar mail para pedir explicações sobre isto.

Hà coisas que nunca faço, uma deles é publicar num site público (como por exemplo um forum) info que não seja rigorosa e confirmada. Exactamente no tópico anterior tinha acabado de publicar a explicação para essa mesma dúvida de um outro user.

Verás que a resposta que vais obter da FI só vai confirmar o que escrevi, e não tem nada de estranho.

Estou na FI à mais de um ano, e em 3 meses estarei de saída, mas não é porque algo tenha corrido menos bem. A recente remodelação do site apenas reforçou a minha idea de sair. Enquanto os ventos forem favoráveis às p2p a FI manter-se-á firme e irta, julgo eu de que...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Pobrecito
    On 3/18/2019 at 11:48 AM, Nesspc said:

Só é estranho nestas, noutras está ok, por isso não faz sentido ir diminuindo , no entanto vou esclarecer...

Devo  ter-me explicado mal... vai diminuindo mas não é para ti que compraste à taxa X, quem comprar alguma parte desse empréstimo (que entretanto fique disponivel devido a venda por parte de um investidor) é que irá receber à nova taxa indicada (mais baixa), tu continuarás a receber à taxa contratada inicialmente.

Escreve à FI, talvez te expliquem melhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Pobrecito
    9 hours ago, Rick Lusitano said:

Exactamente. Foi isso que tentei explicar. Se investes no inicio de um empréstimo por exemplo a 9 meses tens X, se mais tarde vier a haver partes desse empréstimo ainda disponiveis (por exemplo quando faltarem só 3 meses para a maturidade) a taxa oferecida já é Y (normalmente mais baixa).

Sim, existe. Na lista dos teus investimentos é sempre indicada a taxa inicial à qual fizeste o investimento, e ela mantem-se inalterada até à maturidade do mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites