Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Poupar em alimentação

Minimal

Recommended Posts

• Respostas 78
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• 5coroas

17

• JRJordao

16

• Minimal

12

• Greedy

11

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Discussão muito interessante.  Cá em casa, mais por uma questão de saúde, temos vindo a substituir a carne e peixe de pratos principais por leguminosas (feijão, grão, lentilhas) secas cozidas em c

No título do tópico colocaste " Poupar em Alimentação " ..  A questão da poupança não reside tanto nas compras do supermercado em si, tens é que pesquisar na Internet / Livros receitas boas / saud

Se queres mesmo poupar drasticamente é estabelecer (e respeitar) a regra de não comprar nenhum alimento que custe mais do que 2 euros por kilo.

há 10 minutos, Greedy disse:

Eu ao pequeno-almoço como sempre um mix de cereais ( Weetabix ~3.6€ + aveia ~0.8€ + Flakes marca-branca ~1.5€ + leite Magro ~0.6€ por 1L ) e cada pequeno almoço fica-me por 40-50 cêntimos e é saudável .. basicamente é o equivalente a 8€ / mês em pequenos-almoços caseiros .. é uma diferença colossal para o exemplo que dei em cima

Pequeno almoço também é sempre em casa, é das coisas que dá menos trabalho e não compensa mesmo nada ir fora nem por festa, mesmo em férias costumo comprar tudo no supermercado a contar com os pequenos almoços. 

Costumo comer 1 iogurte com cereais marca branca, ou então uma sandes e um copo de sumo de fruta. 

Não tenho filhos daí a achar que estava a gastar muito em supermercado pois mais despesa tem certamente quem tem que comprar fraldas e outros produtos necessários.

Mas pelos vistos a média para duas pessoas deverá andar entre os 150/200€ por mês.

Sei de frutarias no interior que têm preços mais baratos ou pelo menos iguais aos dos supermercados, no entanto em Lisboa já me fartei de procurar formas mais baratas de abastecer a despensa e cheguei a conclusão que o que me ajudava mais nisto era o MInipreço, Pingo Doce e Aldi, dada a proximidade também, pois leclerc, intermarché e Lidl também têm optimos preços no entanto não são tão perto e não me calham em rotina.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 02/09/2017 às 14:55, Greedy disse:

+ leite Magro ~0.6€ por 1L

Só uma achega de quem já leu muito sobre o tema nutrição...os produtos magros não são mais saudáveis do que os gordos (boa gordura). O leite gordo é preferivel ao magro (este além de ter menos nutrientes, foi ainda mais sujeito a processos de transformação do que o gordo, processos que lhe destroiem a qualidade dos poucos nutrientes que lhe restam). Preferível seria o leite cru, muito embora neste país seja extremamente dificil de encontrar à venda (além de ser proibido por questões de higiene e segurança). Não sendo possível este, a seguir a preferência vai para o chamado leite do dia gordo, que não é tão "transformado" quanto o leite normal. Este leite tem que ser mantido no fresco e consumido mais rapidamente (quanto mais natural é o produto menos tempo se conserva) e é mais caro, mas quanto a mim compensa porque além de ser mais saudável, não é um leite tão "morto" nutricionalmente como o leite normal, que é praticamente quase só água sobretudo se for magro. A gordura que se encontra no leite, manteiga, carne, ovos, etc, não é o veneno que por vezes se fala. Reparem que ela se encontra num produto que existe especificamente para alimentar seres vivos. Também não é esta gordura que por si só nos torna obesos; eu como tudo gordo e tenho os abs visiveis. A terceira preferência é portanto o leite gordo normal, que no entanto também é mais caro, precisamente porque tem menos àgua.

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, 5coroas disse:

Só uma achega de quem já leu muito sobre o tema nutrição...os produtos magros não são mais saudáveis do que os gordos (boa gordura). O leite gordo é preferivel ao magro (este além de ter menos nutrientes, foi ainda mais sujeito a processos de transformação do que o gordo, processos que lhe destroiem a qualidade dos poucos nutrientes que lhe restam). Preferível seria o leite cru, muito embora neste país seja extremamente dificil de encontrar à venda (além de ser proibido por questões de higiene e segurança). Não sendo possível este, a seguir a preferência vai para o chamado leite do dia gordo, que não é tão "transformado" quanto o leite normal. Este leite tem que ser mantido no fresco e consumido mais rapidamente (quanto mais natural é o produto menos tempo se conserva) e é mais caro, mas quanto a mim compensa porque além de ser mais saudável, não é um leite tão "morto" nutricionalmente como o leite normal, que é praticamente quase só água sobretudo se for magro. A gordura que se encontra no leite, manteiga, carne, ovos, etc, não é o veneno que por vezes se fala. Reparem que ela se encontra num produto que existe especificamente para alimentar seres vivos. Também não é esta gordura que por si só nos torna obesos; eu como tudo gordo e tenho os abs visiveis.

Eu antigamente bebia leite Meio-Gordo, mas a partir de 2008 por questões de dieta optei por beber apenas Magro e tem sido assim desde então .. ( hábito )

Não bebo leite tanto pela componente nutritiva mas sim para acompanhamento dos tais cereais, até porque por exemplo, consumo mais cálcio comendo 1 Bróculo médio cozido do que bebendo 1 litro de leite .. lol 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Greedy disse:

até porque por exemplo, consumo mais cálcio comendo 1 Bróculo médio cozido do que bebendo 1 litro de leite .. lol 

Se é por acompanhamento então saía-te mais barato beber àgua com os cereais. Assim estás a pagar 50centimos por litro de leite "morto" apenas por hábito.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, JRJordao disse:

Não há qualquer razão nutricional para adultos consumirem leite. 

Cuidado que anda por aí muita pseudo-ciência anti-milk que mais não é que propaganda da esquerdalha vegetariana fundamentalista.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, 5coroas disse:

Cuidado que anda por aí muita pseudo-ciência anti-milk que mais não é que propaganda da esquerdalha vegetariana fundamentalista.

Li bastante sobre o assunto. Acho que há é muita propaganda a favor do negócio de biliões do leite.

Pode não fazer mal, mas tudo o que tenha de bom encontras em maior quantidade noutros alimentos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, JRJordao disse:

Pode não fazer mal, mas tudo o que tenha de bom encontras em maior quantidade noutros alimentos.

Concordo. 

Não me venham é diabolizar o leite (ou os eucaliptos :P) só porque são produtos que enchem os cofres dos malvados capitalistas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com água experimentei há alguns anos e não gostei, eu também não me posso privar totalmente do prazer de sabor, até porque eu adoro cozinhar e adoro comida saborosa.

O único leite que consumo é o Leite Magro ao pequeno-almoço, portanto não tem qualquer expressão .. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, JRJordao disse:

Li bastante sobre o assunto. Acho que há é muita propaganda a favor do negócio de biliões do leite.

O JRJordão tem filhos? se sim, apenas por curiosidade, você nunca lhes deu leite de vaca (de transição por exemplo)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Greedy disse:

Com água experimentei há alguns anos e não gostei, eu também não me posso privar totalmente do prazer de sabor, até porque eu adoro cozinhar e adoro comida saborosa.

Imagem relacionada

Quanto aos cereais eu costumo comer destes; quando apanho uma boa promoção (1euro e tal cada caixa) compro umas dezenas delas. É dos poucos mueslis que não tem açucar nem outros ingredientes suspeitos. Quando não há promoções, compro aveia do lidl.

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, JRJordao disse:

. Só o homem continua depois em adulto.

Sim porque é o único animal que em adulto continua a ter acesso fácil ao leite. Se você der leite a um gato adulto, ele não bebe? 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, 5coroas disse:

Sim porque é o único animal que em adulto continua a ter acesso fácil ao leite. Se você der leite a um gato, ele não bebe? 

Certo. E o que é que se depreende daqui? Que a natureza não dá aos seres vivos o que eles necessitam, logo é preciso o Homem intervir? Ou que quando biológicamente deixa de fazer falta à "cria", a produção de leite na mãe termina? Alguns cães provavelmente também aceitam um pedaço de chocolate.

Gostar de consumir algo e necessitar nutricionalmente de consumir algo são coisas muito diferentes. Eu apenas defendo que (nós, adultos) não necessitamos.

há 30 minutos, Greedy disse:

O único leite que consumo é o Leite Magro ao pequeno-almoço, portanto não tem qualquer expressão .. 

Se tiveres liquidificadora, experimenta fazer o tal leite de aveia. É muito fácil e complementa bem os cereais, ou não fosse já um ;)

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, JRJordao disse:

Certo. E o que é que se depreende daqui? Que a natureza não dá aos seres vivos o que eles necessitam, logo é preciso o Homem intervir? Ou que quando biológicamente deixa de fazer falta à "cria", a produção de leite na mãe termina?

Há animais selvagens que, sem intervenção humana, se alimentam directamente das mamas de mamiferos. É obvio que o tem que fazer de uma forma astuta ou então numa relação de cooperação com o animal que produz leite. Ou seja, desde que o acesso ao alimento seja relativamente fácil, os animais consomem o que encontram disponivel. Com o tempo, a evolução, faz com que as especies se adaptem a um determinado alimento que esteja disponivel em abundância. Se um gato tivesse desenvolvido a habilidade de beber leite directamente de uma vaca, sem que esta o impedisse, não tenha duvidas que um gato adulto continuaria a mamar aí sempre que lhe fosse vantajoso para a sua sobrevivência. 

há 8 minutos, JRJordao disse:

Ou que quando biológicamente deixa de fazer falta à "cria", a produção de leite na mãe termina?

A produção na mãe termina, porque é vantajoso para a espécie, que a mãe fique de novo disponivel para ter novas crias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, 5coroas disse:

Se um gato tivesse desenvolvido a habilidade de beber leite directamente de uma vaca, sem que esta o impedisse, não tenha duvidas que um gato adulto continuaria a mamar aí sempre que lhe fosse vantajoso para a sua sobrevivência.

Como vemos nas notícias, também muitos homens vão "mamando" enquanto têm oportunidade e não os impedem. :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, 5coroas disse:

Imagem relacionada

Quanto aos cereais eu costumo comer destes; quando apanho uma boa promoção (1euro e tal cada caixa) compro umas dezenas delas. É dos poucos mueslis que não tem açucar nem outros ingredientes suspeitos. Quando não há promoções, compro aveia do lidl.

Levantou um ponto importante. A maioria dos cereais para pequeno almoço, incluíndo os corn flakes que têm sabor salgado e os farelos ("all-bran") que se comem para ingerir fibra, têm quantidades importantes de açúcar. É bom haver esta opção sem açúcar adicionado.

Geralmente como aveia, que compro no LIDL ou Minipreço, triturada em água com uma cenoura e uma peça de fruta da época. Depois adiciono uma outra peça de fruta cortada aos pedaços e nozes, bem como aveia inteira se a mistura estiver muito líquida. Por vezes adiciono na liquidificadora canela ou gengibre. Recomendo. :)

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Em Lisboa poupo bastante a comprar em frutarias, normalmente geridas por indianos, chineses e afins. Rua Morais Soares e Rua de Dona Estefânia são alguns dos locais onde arranjo melhores preços. Claro que às vezes há umas promoções de supermercados que têm um ou outro artigo mais barato. É só uma questão de estar com atenção. Maçãs, pêras ou ameixas a perto de 50cêntimos quilo são o prato dia dia, dependendo da época do ano claro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites