Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Minimal

Poupar em alimentação

Recommended Posts

Minimal

Resolvi criar este tópico pois não encontrei nada do mesmo género por aqui.

Sendo os orçamentos em casa muito importantes gostava de saber que estratégias/métodos utilizam para poupar nas despesas de alimentação(em casa).

Por exemplo, numa casa com 2 pessoas costumo gastar cerca de 250€ em despesas de supermercado, procuro sempre esperar por descontos, alinhar com diferentes supermercados, cozinhar em casa e tentar inventar formas de conseguir fazer uma alimentação rica mas de modo cada vez mais barato. Gostava que partilhassem os vossos números e estratégias de forma a aprender e melhorar a minha eficiência neste campo de poupar dinheiro dos orçamentos.

Greedy

Em termos de peixe é um pouco mais complicado, mas mesmo assim na peixaria do Pingo Doce consegues comprar Douradas ( aquacultura ) por <2€ cada e fazem grelhadas ou então no forno com umas batatas e cebola

Lulas / Choco grelhado ou então estufados para mais dias de refeição ..

A ideia é levares marmita para o almoço + jantar em casa ou apenas jantares em casa ?

Minimal
    há 3 horas, Greedy disse:

250€ para 2 pessoas acho que é muito, ainda por cima se compram marcas brancas ...

250€ em despesas de supermercado, detergentes incluidos. Não é todos os meses que chega a esse valor.

Podes fazer 1 panela de pressão de 5-7 litros com sopa, usando 1 couve-flor média, 2 batatas pequenas, cenoura, cebola, alho-francês para a base e depois adicionas os ingredientes que quiseres ( feijão verde, espinafres, ervilhas, coentros, cenoura etc etc ) .. e tens sopa para 1 semana inteira ( com essa base aguenta bem no frigorífico, falo por experiência própria ) por " tuta-e-meia" ...

Ao jantar normalmente costumo ter sempre sopa, fora isso também como coisas leves, para almoçar é que cozinho mais "a sério"

Em termos de peixe é um pouco mais complicado, mas mesmo assim na peixaria do Pingo Doce consegues comprar Douradas ( aquacultura ) por <2€ cada e fazem grelhadas ou então no forno com umas batatas e cebola

Peixe tenho fugido do de aquacultura e comprado de mar. Acho que podemos poupar mas manter a qualidade do produto. Não costumo comprar muitas marcas brancas, normalmente faço compras no Pingo Doce, Minipreço e Aldi, conjungando esses até considero que consigo um bom preço no geral dos produtos que costumo comprar.

Costumo fazer sempre almoço e jantar em casa, os gastos de comer fora de casa não se incluem neste orçamento.

há 1 hora, parm disse:

No início, pode abanar um pouco  o orçamento (despesa superior ao previsto mas compensa a prazo)

Faço stockagem(não sei bem qual é a palavra em português) sempre que possível, para aproveitar as melhores promoções. Tenho feito sempre média de 2€/pessoa/refeição.

Como controlam aumentos de preços de determinados produtos?

Como sabem que o preço é "óptimo"?

PedroPinto

5 Coroas, essa regra parece-me um bocado excessiva, principalmente quando falamos de peixe e carne.

Acho que medidas importantes é ter cuidado em nao desperdicar comida, cozinhada ou por cozinhar. Procurar sempre marcas brancas e aproveitar promocoes. Tentar ir para comidas mais em conta, mas claro que de vez em quando sabe bem levar um bife ou peixe de melhor qualidade, basicamente manter um bom balanco.

Outra forma de se poupar imenso é preparer almocos para o trabalho, sempre o fiz e irei fazer, quer por uma questao de poupanca quer tambem por questoes de saude!

A ideia da sopa tambem é boa. Fica economico, nao da muito trabalho, é saudavel e se souberes o que estas a fazer, delicioso :D

Quanto á aquacultura nao concord que se perca muito na qualidade. A minha mae tambem tinha essa mania, ate que comecou a comprar camarao de aquacultura e concluiu que afinal a diferenca nao era assim tanta! Faz tu o teste... compra camarao de mar e de aquacultura, do mesmo tamanho e caracteristicas, cozinha os dois da mesma forma e tenta descobrir qual é qual... nao sei se vais conseguir identificar. Para além que com as porcarias que hoje em dia andam nos oceanos ja nao sei qual sera a opcao mais saudavel...

Edited by PedroPinto
    • Upvote 1

Minimal

Sim diz poupar em alimentação mas como não tenho ao certo o valor em separado de comida e detergentes etc, é o valor que gasto lá, assim sei se será normal ou se poderei poupar mais.

Também gosto de comprar um bom bife de vaca ou um peixe fresquinho mas não pode ser todos os dias então rebalanceando os valores vai dar os cerca de 2€.

Como também gosto de cozinhar é uma hipótese de poupar bastante em relação a restaurantes mas ás vezes sabe bem ir comer fora. O truque aqui será poupar claro sem prejudicar uma boa alimentação. Há produtos que opto por marca branca, outros que necessitam de uma qualidade superior opto por marcas mas espero até que estejam com boa promoção(hoje em dia 20% de desconto já é banal portanto não conta como promoção).

praticamente 1 semana almoçaste por nem 1€ / refeição ..

Muito bom tenho que experimentar fazer. Há pratos vegetarianos que não saiem assim tão baratos.

Quanto a compras para comida por exemplo, carne e peixe costumo comprar consoante vou cozinhando, para evitar congelar. Assim quando preciso aproveito as promoções em vigor o que é optimo para variar a alimentação e descobrir novas receitas

Minimal
    há 15 minutos, Greedy disse:

wow valeu mesmo o dinheiro

Acontecia-me isso antes de ser eu a fazer as compras em casa, hoje em dia começo a pensar quantas refeições podia fazer com o preço de um jantar fora de casa.

Uma das coisas que me faz grande confusão é as pessoas gastarem por exemplo 10€ numa massa com coisas que podiam fazer em casa por 1€. E feita em casa, mesmo que se gaste mais um pouco fica uma refeição muito mais rica.

há 16 minutos, Greedy disse:

A única coisa que há muito tempo deixei de fazer porque cheguei à conclusão que não valia o esforço e o €€€ é fazer sushi em casa

Partilho da mesma opinião, e o facto de depois de comer ainda apetecer mais umas peças e ter que ir fazer também não é tão satisfatório, aí opto por ir a um all you can eat de qualidade +/- uma vez por mês.

há 18 minutos, Greedy disse:

Epá isto parece muito picuinhas chegar a este ponto de detalhe,

Não é picuinha, é uma questão de saber o real valor do que comemos, sendo um orçamento importante em casa e dos que absorve mais gastos é onde se pode fazer diferente para melhorar as contas. Já fiz as contas ao que costumo comprar e se não comprasse tudo em promoções cheguei num mês a contabilizar cerca de 400€ em supermercado, o que é uma diferença para o gasto real significativa. Claro que se comprasse tudo de marca branca esse valor provavelmente desceria.

5coroas
    há 19 horas, PedroPinto disse:

5 Coroas, essa regra parece-me um bocado excessiva, principalmente quando falamos de peixe e carne.

Nós cá em casa também não seguimos totalmente essa regra (a minha mulher não é tão frugalista como eu e é ela quem cozinha). Fazemos no entanto praticamente tudo o que já foi referido aqui (não deitar fora comida, comprar promoções, produtos linha branca, etc). Todavia para alguém que esteja num aperto financeiro ou a querer poupar rapidamente para por exemplo gastar numa despesa iminente e importante, a regra que eu referi pode ajudar imenso.

Edited by 5coroas

Greedy

Atenção que os alimentos mais caros no supermercado nem considero que seja a carne ou o peixe ... reparem bem no preço por Kg dos legumes / vegetais ...

Eu consumo muito legumes / vegetais / frutas e da última vez que fui ai Pingo Doce até fiquei parvo quando vi no talão que 1 Couve-Flor ( tamanho "normal" ) que levei para fazer sopa custou 2.18€ ...... ora com esse dinheiro compra-se 400-500 gramas de carne picada por exemplo ....... com essa quantidade de carne picada faz-se comida ( refeição principal ) para várias refeições ... percebem onde quero chegar ?

O mesmo se passa com os bróculos que também consumo muito .. sem falar no preço dos espinafres e cogumelos frescos ... e não estou a falar de produtos " Biológicos "

Por 4 tomates "normais" ( ~1€/kg ) pago sempre mais de 1€ ... pepinos idem ... e isso gasta-se relativamente rápido ( como muita salada )

Ou seja, já cheguei à conclusão que quem pretende comer saudável ( mais legumes / vegetais / fruta ) a factura final vai sair bem mais cara ..

Minimal

Como não sou muito esquisito com comida acabo por comprar apenas o que eu acho que está com preço aceitável, há sempre os biologicos etc no entanto provavelmente a diferença a nivel de preço é para o triplo.

Sempre que fui á praça e mercado espantei-me com os preços, devido a estar habituado a comprar nas promoções do Minipreço e Pingo Doce.

Como não costumo utilizar dinheiro o que dificulta o track dos meus gastos torna-se muito mais fácil utilizar supermercados.

Por altura do verão muitas das vezes a sopa á noite é substituída por uma salada. Frutos secos também puxam muito a conta no final do mês.

Costumam ter algum tecto para estas despesas mensais?

Greedy

Tudo o que é legumes congelados ( excepto ervilhas e aquelas macedónias para desenrascar de vez em quando ) não entram na minha casa, nota-se consideravelmente a diferença na qualidade e no sabor.

Eu não coloco nenhum tecto para despesas alimentares, simplesmente tenho o hábito de poupar em tudo ... 

Edited by Greedy

JRJordao
    há 12 minutos, Minimal disse:

Frutos secos também puxam muito a conta no final do mês.

São de longe o produto mais caro (por kg) que consumo. Mas são muito bons para a saúde. E é um punhado por dia, não mais.

Os que mais consumo são nozes, que compro em miolo no LIDL ou Minipreço. Mais uma vez, no Continente ou Pingo Doce são mais caros. 

Minimal
    há 8 minutos, JRJordao disse:

Os que mais consumo são nozes

Não sei se és de perto de Lisboa, mas na Margem Sul há a Tremoceira onde costumo comprar esses produtos a um preço/kg muito inferior ao dos supermercados.

há 11 minutos, Greedy disse:

simplesmente tenho o hábito de poupar em tudo

Como sabes que estás a poupar? Acompanhas os preços do que costumas comprar? A minha dificuldade é quando vou comprar algo fora do que é hábito não sei o preço normal e não ha nenhuma referencia(pelo menos não conheço). Todos sabemos que há promoções que se forem bem analisadas não são promoções.

JRJordao
    há 34 minutos, Minimal disse:

Não sei se és de perto de Lisboa, mas na Margem Sul há a Tremoceira onde costumo comprar esses produtos a um preço/kg muito inferior ao dos supermercados.

Obrigado pela dica. Sou de Lisboa, a proxíma vez que passar "aí por baixo" faço uma visita. Onde fica?

há 34 minutos, Minimal disse:

Como sabes que estás a poupar? Acompanhas os preços do que costumas comprar? A minha dificuldade é quando vou comprar algo fora do que é hábito não sei o preço normal e não ha nenhuma referencia(pelo menos não conheço). Todos sabemos que há promoções que se forem bem analisadas não são promoções.

Quando não conheço o preço de mercado, recorro aos sites do Continente e do Jumbo.

JRJordao
    há 1 hora, Minimal disse:

Costumam ter algum tecto para estas despesas mensais?

Não, pois tenho o hábito de comprar tudo a bom preço e evitar compras supérfluas já enraizado. Com o passar do tempo vi que se mantinha sempre na tal média de 150€/mês. Mas quando necessário (ex: grande promoção em frutos secos ou detergentes) gasto mais, sem considerações.

5coroas
    há 6 horas, Minimal disse:

Sempre que fui á praça e mercado espantei-me com os preços, devido a estar habituado a comprar nas promoções do Minipreço e Pingo Doce.

No mercado municipal, eu compro sempre nas "velhotas" que vendem o que trazem da horta; se for comprar nas bancas dos vendedores profissionais, então sai mais caro do que ir aos hipermercados. Mas eu vivo numa cidade da provincia, pelo que se calhar nas grandes cidades não haverá esta possibilidade.

• Upvote 1

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa