Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Guest csor38

Sra

Recommended Posts

Guest csor38

O meu pai faleceu, não tinha relação com ele visto que me abandonou, sei que era casado, mas não tenho qualquer relação com a esposa. Como saber se tenho bens para herdar e se ele tinha contas bancárias em seu nome. Gostava de saber como proceder relativamente ao Banco de Portugal, pois li que só o cabeça de casal pode pedir as contas, assim como posso eu ficar a saber se a mulher dele (cabeça de casal) não me quer dizer nada?

Guest PJA

Não é verdade que apenas o cabeça de casal possa pedir essa informação, qualquer herdeiro tem acesso a ela (de que outra forma se poderia fazer prova em casos de sonegação de bens, por exemplo?):

Citação

16 - Sou herdeiro. Como posso obter informação sobre as contas de um titular falecido?

Os herdeiros podem informar-se acerca das contas tituladas pelo falecido mediante consulta à Base de Dados de Contas, que pode ser realizada através de pedido por escrito dirigido ao Banco de Portugal ou deslocando-se pessoalmente a um dos seus postos de atendimento.

Nos casos de pedidos por escrito ou atendimento presencial é necessária a apresentação dos documentos de identificação do requerente, a escritura de habilitação de herdeiros em que conste a qualidade (herdeiro) invocada e os documentos de identificação do titular dos dados (falecido) para que possa ser aferida com segurança a sua identidade.

http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/ServicosPublico/BaseDadosContas/PerguntasFrequentes/Paginas/default.aspx

Em qualquer caso, comece por se deslocar a uma Conservatória do Registo Civil no sentido de pedir declaração da sua condição de herdeiro, que será o que lhe dá acesso a essa informação.

A verdade é que vai ter de chegar à conversa com a esposa dele para tratarem das partilhas. Se isso não for fácil, o melhor é arranjar um advogado para tratar do assunto...

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa