Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Prestação da SS

Antoniocoach76

Recommended Posts

Boa Tarde, estou a pensar  reabrir a actividade pois tenho mudar de vida porque não consigo trabalho (55anos).

Quando fechei a actividade em novemb. 2016 ( eu trabalha a RV) depois passei para trab temporário mas desempenhava a função no mesmo sitio.

Apesar de encerrado recebi a carta da SS a dizer que continuaria a pagar os 62, xx
    Ficarei a pagar o mesmo que pagava em Novembro passado para a SS ? (  62,xx, se reabrir ?O

O rendimento ate ira ser inferior. 

Vou passar de RV para Factura/Recibo compra e venda material escritório.
    Vou seguramente facturar menos 10.000,00 ficarei isento de IVA pelo artigo 53.
    Alguém me pode ajudar ? SFF

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Conforme guia prático da segurança social para os trabalhadores independentes:

Base de incidência contributiva no reinício de atividade

No caso de reinício de atividade, a base de incidência contributiva é calculada da forma seguinte:
    1) Se o trabalhador tiver cessado a atividade nos 12 meses seguintes à produção de efeitos

do posicionamento anual (em outubro), é posicionado no mesmo escalão.

2) Caso contrário, se a data de cessação da qualificação for anterior ao último posicionamento anual, e existindo rendimentos declarados que permitam o apuramento da base de incidência contributiva, o escalão é calculado por aplicação das regras de determinação do rendimento relevante e da escolha da base de incidência contributiva.

3) Não existindo rendimentos o escalão correspondente a 50% do valor do IAS. Nesta situação, o trabalhador independente pode requerer a aplicação do 1o escalão;

4) Os trabalhadores que nos últimos 36 meses, antes do reinício de atividade, tenham estado abrangidos pelo regime de segurança social em todas as eventualidades (ex.: trabalhador por conta de outrem) podem requerer que lhes seja considerada como Base de Incidência Contributiva o escalão que for o correspondente à sua remuneração média nesse período, desde que determine um escalão superior. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se bem percebi. Uma vez que cessei a actividade em  Novembro ou Dezembro 2016 e vou reabrir em Setembro 2017 fico no mesmo escalão os 50% do IAS ?  Estou certo ? Obrigado pela ajuda, aguardo confirmação do meu raciocínio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/08/2017 às 23:12, Antoniocoach76 disse:

Vou passar de RV para Factura/Recibo compra e venda material escritório.
    Vou seguramente facturar menos 10.000,00 ficarei isento de IVA pelo artigo 53.
    Alguém me pode ajudar ? SFFd

atenção que a isenção de IVA pelo artigo 53 é de facturação e não de lucro.

se for andar a comprar material de escritório e a vende-lo aos clientes e a sua facturação bruta for inferior aos 10.000 não estou a ver grande sucesso nesse ramo.

se for para andar a fazer de comercial para uma empresa e depois passar os recibos de possiveis comissões dos negócios, então o caso já muda de figura.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites