Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Rendimentos no estrangeiro

Estrela f

Recommended Posts

Boa tarde.

Eu há 3 anos que tenho residência em Espanha e trabalho para uma empresa espanhola e faço lá os descontos/impostos, como não atinjo o valor necessário para fazer o irs, nunca tive que fazer. No entanto, em Portugal nunca alterei a residência fiscal para espanha e também ao longo destes 3 anos não fiz irs em Portugal. Pelo que me disseram deveria ter alterado a residência fiscal de Portugal para espanha ou fazer o irs em Portugal e declarar no anexo j os rendimentos no estrangeiro e a identificação como paguei os impostos em Espanha.

Qual é a melhor forma para regularizar a situação em Portugal?

Deixar como está até porque não tive nenhuma notificação?

Alterar agora a morada fiscal para Espanha? Mas poderei ter que pagar alguma multa?

Quando voltar para Portugal e deixar de ter morada espanhola irei pagar alguma multa quando for a fazer o irs?

Obrigada pela ajuda e esclarecimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Nao posso ajudar mas estou mais ou menos na mesma situacao agora.

Eu moro no estrangeiro desde os 15 e so comecei a fazer IRS 6 anos atras quando a minha avo faleceu e aluguei a casa dela. Morada fiscal acho que esta em Londres visto que recebi o IRS aqui mas agora que vendi a casa e nao vou ter mais rendimentos e gostaria de saber o que tenho que fazer para nao ter mais que me preoculpar com o IRS visto que nao tenho planos para voltar tao cedo. Eu moro no estrangeiro desde os 15 e so comecei a fazer IRS 6 anos atras quando a minha avo faleceu e aluguei a casa dela. Morada fiscal acho que esta em Londres visto que recebi o IRS aqui mas agora que vendi a casa e nao vou ter mais rendimentos e gostaria de saber o que tenho que fazer para nao ter mais que me preoculpar com o IRS visto que nao tenho planos para voltar tao cedo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, pusched disse:

agora que vendi a casa e nao vou ter mais rendimentos e gostaria de saber o que tenho que fazer para nao ter mais que me preoculpar com o IRS visto que nao tenho planos para voltar tao cedo.

Para o ano ainda vai ter de meter a declaração de IRS com os rendimentos deste ano e o anexo G indicando que vendeu a casa para o fisco calcular (e tributar) eventuais mais-valias, se as houver..

Depois, simplesmente não tem de fazer nada. Pode (deve) consultar no Portal das Finanças, um tempo depois da venda ter sido feita, que a casa já não está em seu nome. Mas isso deve ser praticamente automático quando o comprador registar a propriedade da casa, não tem de se preocupar em fazer seja o que for...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    21 hours ago, Guest PJA said:

Para o ano ainda vai ter de meter a declaração de IRS com os rendimentos deste ano e o anexo G indicando que vendeu a casa para o fisco calcular (e tributar) eventuais mais-valias, se as houver..

Depois, simplesmente não tem de fazer nada. Pode (deve) consultar no Portal das Finanças, um tempo depois da venda ter sido feita, que a casa já não está em seu nome. Mas isso deve ser praticamente automático quando o comprador registar a propriedade da casa, não tem de se preocupar em fazer seja o que for...

Obrigada! Ficam-me as coisas um pouco mais simples!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites