Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Abrir Salão de Cabeleireiro e Barbeiro

S.F. Cabelereiro

Recommended Posts

S.F. Cabelereiro

Olá a todos,

Espero estar no sitio certo e que me possam ajudar..

Então é assim;

Sou cabeleireira  e pretendo abrir um negócio próprio em nome individual.

Já tenho um local em vista. O local funcionava anteriormente como pronto a vestir, presumo que tenha licença para trabalhar como comercio.

Terão de ser feitas obras, só no interior, canalização, iluminação etc 

- Preciso de licença ou autorização camarária para efectuar estas obras? 

- Segundo pesquisei na net não sao precisas licenças para inciar a actividade 

Citação

Desde o dia 1 de Março de 2015, com a entrada em vigor do RJACSR - Regime Jurídico de Acesso e Exercício de Actividades de Comércio, Serviços e Restauração, deixou de ser necessário obter a autorização da Câmara Municipal ou de entregar a declaração prévia de abertura para estabelecimentos onde se desenvolvam as actividades de cabeleireiros, barbearias, esteticistas, manicura e outras similares.

Este diploma legal retirou do âmbito do licenciamento alguns estabelecimentos de prestação de serviços, que anteriormente eram classificados como podendo envolver riscos para a saúde e segurança das pessoas, como por exemplo, os Salões de Cabeleireiro (CAE 93021) e os Institutos de Beleza (CAE 93022). 

Assim sendo, e se o local tiver uma licença de utilização para comércio/serviços e não realizar obras sujeitas a controlo prévio por parte da câmara municipal, pode instalar-se e iniciar a actividade.

Retirado do site http://www.portaldolicenciamento.com

È mesmo assim? Fazer obras e está a andar? Não á nenhuma inspeção, bombeiros? nada?

- Nas finanças nao tenho actividade iniciada, já tive  á uns anos a passar recibos verdes como ajudante de cabeleireiro? Tenho de abrir nova actividade?

- Tenho de abrir empresa, ou basta iniciar atividade? Penso que esteja dependente do volume de negocios, certo? Ainda não faço ideia ( espero que seja muito ;) )

- Preciso de um contabilista? ( não irei ter funcionarios além de eu própria)

- Nunca aluguei um imóvel na minha vida. Os contratos de aluguer funcionam como os de habitação? Se eu cumprir com os meus deveres de arrendatario pode o senhorio despejar-me?

- Devo fazer um seguro de recheio? E seguro do edifício, é da responsabilidade do senhorio?

- Tenho de fazer um seguro de acidentes pessoais?

Agradeço desde já todas a ajuda e conselhos que me possam dar

Atentamente

S.F.

Editado por S.F. Cabelereiro
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 years later...

Posso responder relativamente aos seguros:

O Trabalhador Independente é obrigado a subscrever um Seguro de Acidentes de Trabalho - DL 199/99

O seguro de Acidentes Pessoais Extraprofissional não é obrigatório, mas, dependendo da perspetiva, aconselhável.

O seguro de Imóvel(Genérico de Incêndios) é obrigatório se a fração for em propriedade horizontal e é responsabilidade do proprietário - ASF

O seguro de recheio não é obrigatório mas, mais uma vez dependendo da perspetiva, aconselhável para proteger mercadorias, mobiliários e conteúdos, fundamentais para o negócio. Na verdade, estes seguros de "recheio", podem ser bastante abrangentes, incluindo coberturas como RC Extracontratual, Custos de reabertura, interrupção da atividade, etc.

Nas restantes questões, sobre contabilidade/fiscalidade, alguém mais entendido pode talvez responder. Ainda assim, há muitas respostas que se encontram online..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites