Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Investimento em ETF S&p 500

Recommended Posts

Boa tarde,

Apesar de ler o fórum há algum tempo, só agora me registei.

A minha dúvida é a seguinte:

Queria investir num ETF como investimento a longo prazo (cerca de 20 anos) e pensei em algo simples que apenas seguisse o S&P 500.

Estava a ponderar investir inicialmente uns 3k e depois mensalmente fazer reforços de 200 a 250 €.

O problema dos ETF's que estou a ver é que distribuem os divendos e eu queria reinvesti-los automaticamente. Conhecem algum ETF que faça isso?

Estou a utilizar a Degiro como correctora.

Já agora o que pensam do investimento em si? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, há bastantes ETFs que capitalizem dividendos. Basta pesquisar no Justetf.com por etfs com "use of profit" como "accumulating".

Mas não sei se reforços mensais será a melhor política, já que cada transação tem um custo. Em brokers low-cost como a Degiro isto é mitigado, mas sem calhar compensa mais espaçar os reforços, para aí trimestral, por exemplo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela rápida resposta.

Quanto aos ETF se calhar expliquei-me mal, queria um que replica-se exactamente o S&P 500 e que acumule dividendos.

Na DEGIRO não encontro nenhum que cumpra estas condições.

Já vi alguns que são exactamente o que quero no justetf como o 

iShares Core S&P 500 UCITS ETF USD (Acc) 

infelizmente não o encontro disponível na DEGIRO. O que é que vocês usam para comprar ETF's?

Já agora estando em Portugal é melhor adquirir etf's em euros por causa do risco das taxas cambiais certo?

Quanto aos reforços de facto faz sentido fazer trimestralmente por causa das taxas envolvidas.

Editado por pedro_sousa
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

E se ao invés de um ETF que segue o S&P 500, investires num ETF que siga o MSCI World? Por exemplo o iShares Core MSCI World, que se encontra na lista de ETFs gratuítos da Degiro?

Mas atenção, estás confortável ver a tua carteira ter um drawdown de 50% na próxima crise? É que foi isso que aconteceu ao índice MSCI World (ou ao S&P 500 valorizado em euros) na crise de 2007-2009.

Editado por Mouro Emprestado
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, pedro_sousa disse:

... queria um que replica-se exactamente o S&P 500 e que acumule dividendos.

Na DEGIRO não encontro nenhum que cumpra estas condições.

Já agora estando em Portugal é melhor adquirir etf's em euros por causa do risco das taxas cambiais certo?

Na Degiro tens o iShares Core S&P 500 UCITS ETF (Acc) ISIN IE00B5BMR087, WKN A0YEDG. O Ticker da bolsa de Amesterdão é CSPX.AS, por exemplo. Pode é não ser um ETF sem pagamento de comissão de compra ou venda.

Tens 2 coisas diferentes: A moeda do transacção (O CSPX.AS é em euros), e a moeda do ETF que, neste caso, é o dólar (USD). Sobre os câmbios recomendo que leias as conversas que eu refiro nesta opinião, aqui (tópico: ETF, pag. 86.

De resto subscrevo inteiramente a opinião do Mouro Emprestado, e recomendo que leias este artigo da Investopédia "Ten Worst Mistakes Beginner Investors Make". Especialmente 2 deles: 1) Not consider your own risk aversion; 2) Not diversify.

Recomendo também a leitura, com toda a calma, do tópico completo "ETFs", deste forum.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites