Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Cátiacastro

Partilhas

Recommended Posts

Cátiacastro

Olá. Eu vivi toda a minha vida na casa da minha mãe, ela faleceu e tenho mais um irmão e o outro faleceu deixando um filho. A casa foi passada para o nome dos três. Eu que continuo a morar lá quero vender a casa. No entanto o meu irmão está a exigir a parte do dinheiro dele antes da venda da casa. Tenho eu alguma obrigação em dar-lhe a parte dele antes da casa ser vendida?

Edited by Cátiacastro

Guest PJA

À partida não, porque não é a Cátia que vai vender a parte dele - ele é que vai. Parece-me que o seu irmão está a pressupor que a Cátia vai comprar a parte dele antes de a vender, o que não faz muito sentido - seria preciso pagar IMT duas vezes nesse caso, por exemplo...

Em primeiro lugar, se quer vender a casa toda têm de estar os três de acordo na venda. Caso contrário, pode apenas vender a sua parte da casa - no entanto, ao encontrar comprador para a sua parte terá de o comunicar aos outros co-proprietários para dizerem se querem ser eles a comprar a sua parte ou não (direito de preferência, previsto no artigo 1409º do Código Civil).

Admitindo que estão todos de acordo com a venda, todos os co-proprietários terão de comparecer à escritura (ou fazer-se representar por alguém a quem entreguem uma procuração para o efeito). O mais habitual nesses casos é pedir ao comprador para fazer logo o pagamento em várias partes (neste caso, passaria 3 cheques ou faria três transferências, uma para cada um dos co-proprietários). O facto de ele comparecer à escritura ou de lhe ser passado um cheque em nome dele é provável que o descanse relativamente a alguma suspeita de fraude que tenha a seu respeito...

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa