Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS de Viúva.

JorgeM2014

Recommended Posts

Bom dia.

A minha mãe desde que ficou Viúva passou a, nas contas finais do IRS, ter de pagar mais de 3000 mil euros, quando antes pagava entre 200 a 300 euros.

A taxa subiu para 37% e como está Viúva o coeficiente familiar passou de 2 para 1. Será esta a explicação? Porque não opta o Estado por aumentar a taxa da reforma e para evitar no final ter de acertar tanto as contas.

Como eu a ajudo no preenchimento do IRS até fico na dúvida se não estarei a cometer algum esquecimento.

Para um rendimento global de 30.200 euros e colectável de 26.500 euros tem deduções específicas de 4.000 e retenções na fonte de 3.750.

Está tudo coerente?

Obrigado para quem me ajudar.

Jorge

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não, o estado não pode optar por fazer retenção na fonte à taxa a que bem entender... há tabelas por onde tem de se guiar.

Algumas pontos que não esclareceu e que podem ser importantes:

• ela recebe apenas uma pensão? Ou várias? (é que a retenção na fonte é calculada individualmente - vários montantes baixos não totalizam a mesma retenção na fonte que a soma desses montantes paga a partir de uma única fonte)
    • desde que ela ficou viúva quantas declarações de IRS já foram metidas? está a declarar uma situação que já se arrasta há alguns anos ou que ocorreu apenas no ano em que ficou viúva? (nesse ano é habitual haver discrepâncias grandes, sobretudo se o óbito ocorreu perto do fim do ano)
    • ela informou a(s) entidade(s) que lhe pagam a pensão de que ficou viúva? De certeza que está a fazer retenção pelas tabelas certas?
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    pauloagsantos
    há 50 minutos, JorgeM2014 disse:

A minha mãe ficou viúva em 2015.

Recebe a pensão dela e a de sobrevivência do meu pai juntas.

A entidade que paga as pensões sabe

é o problema da progressividade do IRS, e o problema é que ela receba-as junta mas a retenção é separada.

por exemplo uma pessoa com uma reforma de 1000€ retem 6%. 60€ no final do mes.

mas se receber uma reforma de 500€ e uma pensão de viuvez de 500€, acaba por receber na mesma 1000€, mas não retem nada.  depois quando é feito o IRS e é tudo acertado, vem a batelada toda de uma vez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites