Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Declaração de despesas mesmo quando se tem reembolso

jrRibeiro

Recommended Posts

Viva!

Acabei de fazer a simulação do IRS e tenho um valor X a receber.. Visto que por muito que meta despesas de renda isso só serviria para deduzir ao valor que teria de pagar, mas como tenho um reembolso a receber, por muito que meta o valor da renda isso não vai mudar nada..

As minha questões são:
    - Eu sei que é obrigatório declarar todos os rendimentos, mas as despesas não é, certo?
    - Portanto, se não é, tenho alguma vantagem em declarar a renda por exemplo?

É o meu 1º IRS, peço alguma compreensão :)

Muito obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há aí alguma confusão entre a Coleta e o Valor a Pagar (ou a Receber).

As deduções à Coleta (como é o caso da renda), como o nome indica, são deduzidas ao valor da Coleta. A Coleta é o valor apurado de imposto a que o Estado tem direito com base apenas nos rendimentos que o contribuinte declarou. Só se não houver Coleta é que não há onde as deduzir.

Depois de subtraídas as deduções à Coleta ficamos com a Coleta Líquida (este sim, o valor final que o Estado vai afinal arrecadar). À Coleta Líquida são depois subtraídos os valores já pagos por conta de imposto (retenções na fonte e/ou pagamentos por conta). O resultado dessa diferença é que diz se há lugar a reembolso dos valores que foram sendo pagos ao longo do ano ou, por outro lado, se esse montante ainda não chega e há ainda imposto em falta a pagar.

Se é a primeira vez que está a preencher a declaração sugiro que olhe bem para a Simulação que lhe é apresentada pela aplicação e tente perceber a origem de cada valor e o seu significado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, jrRibeiro disse:

Viva!

Acabei de fazer a simulação do IRS e tenho um valor X a receber.. Visto que por muito que meta despesas de renda isso só serviria para deduzir ao valor que teria de pagar, mas como tenho um reembolso a receber, por muito que meta o valor da renda isso não vai mudar nada..

As minha questões são:
    - Eu sei que é obrigatório declarar todos os rendimentos, mas as despesas não é, certo?
    - Portanto, se não é, tenho alguma vantagem em declarar a renda por exemplo?

É o meu 1º IRS, peço alguma compreensão :)

Muito obrigado

Respondendo de forma rápida e básica:
    - O que está a bold é uma afirmação errada. Se descontaste para IRS, colocar o valor da renda, aumenta o teu reembolso, como é lógico.

Editado por Wakka
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 03/05/2017 at 19:22, jrRibeiro disse:

Muito obrigado pelas respostas!

Sim eu fiz a simulação com e sem o valor das rendas e o reembolso é sempre o mesmo. Daí ter achado que colocar as rendas possa não ser necessário :)

Se o reembolso é o mesmo é porque provavelmente já estás a receber tudo o que descontaste.

Isto normalmente acontece quando por exemplo não trabalhas o ano todo, ex: começas a trabalhar em Julho/Agosto (e como tal não recebeste o suficiente para aquilo que descontaste), como descontaste mais do que o que o que efectivamente acabaste por receber, esse montante adicional é te devolvido, neste caso parece ter sido a totalidade. Como o fisco não tem mais dinheiro (teu) para te devolver, o reembolso tem o mesmo valor.

Atenção que isto são apenas suposições e exemplos genéricos, não tenho nenhum dado teu nem nenhum valor por isso serve mesmo só como exemplo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites