Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Anexo G Ajuda por favor

pusched

Recommended Posts

Ola,

A 6 anos atras a minh avo faleceu e deixou-me o apartamento dela. Eu moro no estrangeiro e estao pus a alugar e estive a pagar taxa desse rendimento.

No ano passado resolvi vender o apartamento e agora tenho que preencher o Anexo G e nao percebo o que tenho que preencher. Pelo que percebo funciona:

1 - Valor da renda - Custo da Venda (Agencia incluido de IVA? + certificado de electricidade)
    2- Deste total diro o valor de bens que esta escrito na data que recebi o apartamento e divido por 2.
    3- Pago 28% deste valor

O valor da parte 2 e o que se fala mais-valias? Posso tambem por Depreciação? Se sim, em qual parte dos calculos? O que nao percebo e onde ponho estes valores todos e tambem tem outro pequeno promenor.

Sou casada com estrangeiro que nunca morou em Portugal, nem nunca pagou taxas ai. Tem numbero de contrinuinte porque teve que dar autorizacao para vender o apartamento. Posso fazer IRS conjuntos ou temos ambos que fazer e dividir as mais valias por 2?

Finalmente, tenho ate final de Abril ou Maio para fazer este anexo g? Nao preciso de fazer mais nenhum certo?

Agradeco muito a ajuda!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Começando pelo fim, este ano há um prazo único. Tem até ao fim de Maio para preencher a declaração de IRS.

1 - Mais valia = Valor de Venda - Valor de Aquisição * Factor de Actualização - Encargos
    Nos encargos pode incluir o certificado energético e a comissão da imobiliárias, sim, e ainda o custa da escritura na altura em que herdou o imóvel.
    O factor de actualização é calculado automaticamente ao indicar o ano de aquisição (o ano em que herdou o imóvel).

2 - Só metade da mais valia é tributada, sim (admitindo que o valor é positivo, claro)
    3 - Exactamente

Quanto à questão sobre o seu marido. O imóvel estava em nome dos dois ou apenas em seu nome?

• Se estava apenas em seu nome, apenas você tem de submeter a declaração de IRS.
    • Se estava em nome dos dois têm de submeter cada um sua declaração porque a opção pela declaração conjunta é apenas para residentes em Portugal (a menos que cumpram os requisitos do artigo 17º-A - aí podem optar pela declaração conjunta). Devem indicar os valores por inteiro, as contas são automaticamente feitas pela metade por indicarem que cada um detém 50% do imóvel.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito Obrigada pela informacao.

Quando eu herdei a casa, nao era casada. Sempre so ficou o meu nome e quando tava alugada, eu pagava o IRS do alugel sozinha.

So tivermos que por o numero de contribuinte dos dois para poder vender a casa.So eu tou registrada para fazer IRS online e nao estamos em Portugal, entao se calhar faco so eu. Moramos no Reino Unido. Vao receber o IRS todo de qualquer maneira, nao percebo porque fazem as coisas tao complicadas.

No meu valor de aquisicao fica em 0, certo?

Muito obrigada, vou tentar fazer logo a noite!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, pusched disse:

No meu valor de aquisicao fica em 0, certo?

NÃO!

Deve indicar o valor patrimonial que a casa tinha na altura em que a herdou. Se deixar a zero, as Finanças vão encarar todo o valor da venda como lucro e o imposto a pagar será muito maior...

Citação

Artigo 45.º
    Valor de aquisição a título gratuito

1 - Para a determinação dos ganhos sujeitos a IRS considera-se o valor de aquisição, no caso de bens ou direitos adquiridos a título gratuito:
    a) O valor que tenha sido considerado para efeitos de liquidação de imposto do selo;
    B) O valor que serviria de base à liquidação de imposto do selo, caso este fosse devido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok, tentei fazer agora mas não me esta a cobrar nada. Não me importo mas sei que não esta certo.

No Anexo F Quadro 4 eu estou a por o aluguel que tiver em 3 meses do ano passado. Não preenchi mais nada, N. da linha e 4001.

Depois vou no Anexo G no quadro 4, pus outra vez N. linha em 4001 (também tentei em 4002 mas nada acontece), preenchi esta linha toda e quando faço a simulação, aparece o rendimento total mas o valor a pagar e menos de 60 euros, acho que e so para o aluguel da casa e não da venda.

Nao percebo o que esta errado. Alguma idea?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, Guest PJA said:

Pode não ter nada a pagar, se não houver mais valia...

Quais são os valores em causa?

Nao tenho todos os valores exactos neste momento mas e certa de:

Venda - 85000
    Valor da casa na heranca (2011) - 41000
    Despesas - 7000

Mais valia de cerca de 18500, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dá uma mais valia de 37.000, sendo que apenas 18.500 são tributados, sim.

À primeira vista diria que devia ter imposto a pagar. Está a usar a última versão? Em caso afirmativo coloque a questão junto da AT - não seria o primeiro bug a ser apanhado...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    On 4/25/2017 at 11:12 PM, Guest PJA said:

Dá uma mais valia de 37.000, sendo que apenas 18.500 são tributados, sim.

À primeira vista diria que devia ter imposto a pagar. Está a usar a última versão? Em caso afirmativo coloque a questão junto da AT - não seria o primeiro bug a ser apanhado...

Obrigada, estive de ferias e recebi esta resposta da AT:

Caso entenda que, a declaração se encontra preenchida devidamente deverá proceder à sua submissão.
    Mais se informa-se que, o montante visualizado no simulador é meramente indicativo.

Vou fazer como esta a aparecer e logo ve-se o que acontece, não sei bem o que posso fazer sem ser isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites