Ir para o conteúdo
Entrar para seguir isto  
AndreCS

IVA compras a fornecedor

Recommended Posts

AndreCS

Boa noite,

Estou numa fase já terminal de abrir um negocio online como empresário em nome individual mas agora surgem novas duvidas que aos poucos me vao lixando a cabeca.

O negocio inclui mercadoria de valor relativamente alto (sempre + de 50€) mas o meu lucro será baixo, na ordem dos 7€ por unidade.

Visto ter um grande parceiro comigo que também vai ser fornecedor (NACIONAL) que me vai ajudar a iniciar este projecto tive acesso aos valores que ele também tem acesso para assim colocar IVA, comissão dele e a minha.

O pior disto tudo comeca com a porcaria do IVA, mesmo que esteja isento ao abrigo do artigo 53 penso que o valor que ele me deu para fazer os cálculos não está correcto, mesmo sendo eu empresário nome individual.

Imaginemos um valor de 100, teria de adicionar 23% que são 23 euros + comissão dele que será p.exemplo 10, vai dar o valor total de 133.
Eu para conseguir vender irei comprar a 133 e adicionar a minha comissão de 7€ visto que estou isento de iva e está feito ou 133 é o valor que ele me vende e a esse valor terei de acrescentar novamente 23% de iva ficando 163.59 e so depois posso acrescentar os meus 7 euros de lucro?

Agora pegando no caso de não estar isento, depois de 163.59 + 7 teria de acrescentar novamente 23% de iva para o consumidor final dando 209.10????? Se assim for estou bem quietinho porque não há qualquer tipo de forma de ter clientes assim.

Peço desculpa pelas perguntas possivelmente parvas mas estive a fazer todos os cálculos colocando o IVA apenas no valor que me indicou e acrescentando a esse a minha comissão.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante PJA

Talvez seja melhor perceber primeiro como funciona o IVA...

Se compra ao fornecedor a 133€, então paga-lhe 133€/1,23=108,13€ pelo produto e 24,87€ a título de IVA.

Se vende depois o produto a 140€, então o seu cliente paga-lhe 26,18€ a título de IVA. Quando depois tem de entregar o IVA ao Estado, mete uma declaração em que diz que recebeu 26,18€ de IVA dos seus clientes e pagou 24,87€ aos seus fornecedores, tendo apenas de entregar ao estado os 1,31€ da diferença... Isto, claro, no caso de estar sujeito a IVA - se estiver no regime de isenção de IVA, cobra 140€ aos seus clientes, sendo 0€ desse valor correspondentes a IVA. Os seus clientes que queiram depois revender o produto é que podem não ficar muito contentes (porque não terão IVA para deduzir), mas se forem todos clientes finais, só lhes fará diferença, se fosse algo que pudessem deduzir no IRS, por exemplo...

• Voto Positivo 1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante AndreCS

Muito obrigado pela ajuda.

Realmente estava a fazer uma completa confusão. Isto será tudo tratado com o contabilista mas decidi verificar tudo de novo e enquanto fazia contas comecei a reparar que talvez estivesse a aplicar mal o iva. Agora já sei que o iva é aplicado no fim das comissões e não no inicio do valor base.

No caso da isenção não existirá esse problema porque irei vender ao cliente final.

Obrigado novamente.
Cumprimentos

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entrar para seguir isto  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa