Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Como preencher anexo G

andreia523

Recommended Posts

Boa noite,

Preciso de uma ajuda por favor eu costumo preencher sempre o Irs os meus pais mas eles este ano tem qe declarar a venda da casa deles e não sei como colocar os valores.

Eles compraram a casa em Novembro de 2000 por 18.500.000,00(dezoito milhões e quinhentos mil escudos) como e onde ponho este valor?

Venderam a deles em Agosto de 2016 por 72.000,00€ 

E liquidaram ao banco 44.555,53€ onde coloco estes valores?

Não compraram mais nenhuma casa e como funciona a quota parte? Posso colocar a 100% no meu pai visto a minha mãe não ter rendimentos?

Espero que me consigam ajudar

Desde já agradeço....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu já vi o Anexo G e já sei onde colocar o valor de compra e venda agora a minha duvida é onde coloco o valor da amortização do empréstimo? 

A 06/04/2017 at 00:27, Pedro Pais disse:

Isso será tudo no Anexo G. Veja o Anexo com atenção que não deverá ser difícil. Depois venha aqui expôr as dúvidas que sobrarem.

Mas já agora como faço a conversão de 18,500,000$00??

Editado por andreia523
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, andreia523 disse:

Eu já vi o Anexo G e já sei onde colocar o valor de compra e venda agora a minha duvida é onde coloco o valor da amortização do empréstimo? 

A amortização só é relevante se tiver manifestado intenção de proceder ao reinvestimento da mais valia obtida com a venda de habitação própria a permanente na aquisição de outra habitação própria e permanente, altura em que deveria preencher o quadro 5. Se não for o caso não precisa de indicar esse valor, uma vez que ele não será tido em conta no cálculo da mais valia.

Citação

18.500.000$00 : 200,482 $/€ = 92.277,61€

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 11/04/2017 at 15:02, Visitante PJA disse:

A amortização só é relevante se tiver manifestado intenção de proceder ao reinvestimento da mais valia obtida com a venda de habitação própria a permanente na aquisição de outra habitação própria e permanente, altura em que deveria preencher o quadro 5. Se não for o caso não precisa de indicar esse valor, uma vez que ele não será tido em conta no cálculo da mais valia.

18.500.000$00 : 200,482 $/€ = 92.277,61€

Muito obrigada pela ajuda....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Boa tarde.Preciso de uma ajuda, por favor. Quando estou a preencher o quadro 4 do modelo g, no caso de dois titulares casados que optaram pela tributação conjunta, como selecciono o sujeito para o preenchimento dos valor de realização e aquisição? Só selecciono um dos sujeitos e atribuo a um deles o valor total, colocando no quociente  50%? tenho que colocar uma linha para cada um e divido os valores?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 8 horas, Visitante rsq disse:

Boa tarde.Preciso de uma ajuda, por favor. Quando estou a preencher o quadro 4 do modelo g, no caso de dois titulares casados que optaram pela tributação conjunta, como selecciono o sujeito para o preenchimento dos valor de realização e aquisição? Só selecciono um dos sujeitos e atribuo a um deles o valor total, colocando no quociente  50%? tenho que colocar uma linha para cada um e divido os valores?

Boa noite,

Eu fui informar-me dessa questão ás finanças e eles lá disseram que tem que se dividir os valores e colocar metade em cada titular e depois na cota parte por o quociente de 50%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, andreia523 disse:

Boa noite,

Eu fui informar-me dessa questão ás finanças e eles lá disseram que tem que se dividir os valores e colocar metade em cada titular e depois na cota parte por o quociente de 50%.

É estranho, pois no help (tecla F1) do simulador das finanças, aparece o seguinte:

Na coluna Titular deve ser identificado o titular ou titulares do direito, com a utilização dos códigos abaixo definidos conforme se exemplifica:

A = Sujeito Passivo A (incluindo os casos de compropriedade dos dois cônjuges no ano do óbito de um deles)

B = Sujeito Passivo B (no caso de sujeitos passivos casados ou unidos de facto que optem pela tributação conjunta dos seus rendimentos).

F = Falecido (no ano do óbito, caso caso tenha sido efetuada a opção pela tributação conjunta dos rendimentos - campo 04 do quadro 5B da folha do Rosto da declaração, havendo rendimentos auferidos em vida pelo falecido, deve o titular desses rendimentos ser identificado com a letra "F", cujo número fiscal deve constar no quadro 5B do Rosto da declaração).

Os dependentes devem ser identificados conforme se exemplifica, tendo em conta a posição assumida para cada um no quadro 6B da folha de Rosto:, D1, D2, D . = Dependente

AF1, AF2, AF . = Afilhado civil

DG1, DG2, DG . = Dependente em guarda conjunta

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, darkvader disse:

É estranho, pois no help (tecla F1) do simulador das finanças, aparece o seguinte:

Na coluna Titular deve ser identificado o titular ou titulares do direito, com a utilização dos códigos abaixo definidos conforme se exemplifica:

A = Sujeito Passivo A (incluindo os casos de compropriedade dos dois cônjuges no ano do óbito de um deles)

B = Sujeito Passivo B (no caso de sujeitos passivos casados ou unidos de facto que optem pela tributação conjunta dos seus rendimentos).

F = Falecido (no ano do óbito, caso caso tenha sido efetuada a opção pela tributação conjunta dos rendimentos - campo 04 do quadro 5B da folha do Rosto da declaração, havendo rendimentos auferidos em vida pelo falecido, deve o titular desses rendimentos ser identificado com a letra "F", cujo número fiscal deve constar no quadro 5B do Rosto da declaração).

Os dependentes devem ser identificados conforme se exemplifica, tendo em conta a posição assumida para cada um no quadro 6B da folha de Rosto:, D1, D2, D . = Dependente

AF1, AF2, AF . = Afilhado civil

DG1, DG2, DG . = Dependente em guarda conjunta

Pois eu tbm tinha visto isso...Mas foi o que me disseram nas finanças e foi o que eu coloquei...Agora não sei

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 years later...

Boa tarde,

Gostaria que me esclarecessem porque nas instruções ao anexo G informa que: "todos os valores devem ser inscritos no quadro 4 pela totalidade, de acordo com as regras anteriormente referidas."

Já li algumas das dúvidas aqui expostas e não fiquei esclarecido. Tenho a seguinte situação:

Comprei uma HPP em julho de 2006 por 137 000€ mas passado uns anos separei-me.

Em outubro de 2019 vendemos a casa por 195 000€ e amortizamos o empréstimo à habitação no valor de 77.906,55€.

195 000 - 77.906,55 = 117 093,45€ foi o valor recebido

Fatura de comissão com a venda da casa: 3 597,75€ (este valor corresponde a 50% da comissão pois estamos separados) 

Compra de nova HPP em dezembro de 2019 por 134 500€ pedindo novo empréstimo no valor de 90 000€. Ora, 134 000 - 90 000 = 44 500€ será o valor sem recurso a crédito.

Face ao exposto como faço o preenchimento?

Pelos valores totais ou tenho que dividir por dois e preencher:

Quadro 4:

Valor Realização  97 500,00 €

Valor Aquisição: 68 500,00 €

Despesas e Encargos: 3 597,75€

Também li que entram como despesas e encargos, os gastos com a escritura e IMT da casa adquirida em 2006, contudo não tenho qualquer documento. No portal da AT só consta a guia que serviu por base à liquidação do IMT, há maneira se saber qto paguei de IMT na altura?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    joao carlos borges correia
    A 10/04/2017 às 23:52, andreia523 disse:

Divida esse valor por 200,482 e encontra o valor em Euros. Pela conta que fiz dá 92.277,61

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites