Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Condominio sem nif????

Roger

Recommended Posts

Boa noite,

bem sei que as quotas do condominio não têm beneficio fiscal. Mas pergunto será que tem mal pedir ao condomínio que emita recibos com nif especificado? É que pela resposta parece? Estou a ficar desconfiado...

Cumprimentos  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

não sei se não tem benefício fiscal....mas pode/deve? entrar no IRS. Eu, como senhoria, poderia pôr no meu IRS as despesas com o imóvel (à excepção do crédito habitação).

Penso eu... portanto, perante isto o condomínio deveria passar fatura.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por enquanto, as despesas com condomínio não podem ser deduzidas em IRS.

https://www.deco.proteste.pt/institucionalemedia/acoes/temas/imobiliario/e-faturas-onde-estao-as-despesas-do-condominio-1501

Quanto a pedir faturas com NIF, não sei se é possível. Nunca tive essa preocupação, uma vez que não ganharia nada (dedução) com isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, JRJordao disse:

Por enquanto, as despesas com condomínio não podem ser deduzidas em IRS.

Podem podem:

Citação

SECÇÃO V
    Rendimentos prediais

Artigo 41.º
    Deduções

1 - Aos rendimentos brutos referidos no artigo 8.º deduzem-se, relativamente a cada prédio ou parte de prédio, todos os gastos efetivamente suportados e pagos pelo sujeito passivo para obter ou garantir tais rendimentos, com exceção dos gastos de natureza financeira, dos relativos a depreciações e dos relativos a mobiliário, eletrodomésticos e artigos de conforto ou decoração, bem como do adicional ao imposto municipal sobre imóveis. (Redação da Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro)

2 - No caso de fração autónoma de prédio em regime de propriedade horizontal, são dedutíveis, relativamente a cada fração ou parte de fração, outros encargos que, nos termos da lei, o condómino deva obrigatoriamente suportar e que sejam efetivamente pagos pelo sujeito passivo.

Agora, não precisam de estar no eFatura para este efeito.

Não sendo sujeitos passivos de IVA, os condomínios não estão sujeitos à obrigação de emissão de fatura, nem, consequentemente, à comunicação dos respetivos elementos à AT ( http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/faturas/faqs.html - questão 4)
    Mas, são obrigados a passar um recibo que compreve a quitação da despesa e que tenha a identificação de quem a pagou (mas não tem que ser necessariamente o NIF - mas também não custa passar o recibo dessa forma):

Citação

Artigo 787.º do Código Civil (Direito à quitação)

1. Quem cumpre a obrigação tem o direito de exigir quitação daquele a quem a prestação é feita, devendo a quitação constar de documento autêntico ou autenticado ou ser provida de reconhecimento notarial, se aquele que cumpriu tiver nisso interesse legítimo. 
    2. O autor do cumprimento pode recusar a prestação enquanto a quitação não for dada, assim como pode exigir a quitação depois do cumprimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 3/28/2017 at 3:13 PM, Guest PJA said:

Podem podem:

Agora, não precisam de estar no eFatura para este efeito.

Não sendo sujeitos passivos de IVA, os condomínios não estão sujeitos à obrigação de emissão de fatura, nem, consequentemente, à comunicação dos respetivos elementos à AT ( http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/faturas/faqs.html - questão 4)
    Mas, são obrigados a passar um recibo que compreve a quitação da despesa e que tenha a identificação de quem a pagou (mas não tem que ser necessariamente o NIF - mas também não custa passar o recibo dessa forma):

Assumi (talvez erradamente) que a questão do Roger se referia à habitação própria permanente, não a um arrendamento.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 months later...

É habitação própria... a dúvida inicial era se era dedutível pelo que percebo não tem beneficio de dedução de qualquer forma como ato de boa fé e clareza sendo um dinheiro de fim comum deve haver clareza tanto para quem paga como para quem gere (que também não é fácil) por isso pode não ser obrigatório legalmente mas moralmente é e por tal pedi o nr ao condomínio uma vez que resido recentemente lá pretendo saber a quem pago e com quem lido para irs é melhor esquecer. PAGAR E SORRIR!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites