Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Compatibilidade entre VAT e isenção intracomunitária

Recommended Posts

Olá a todos, espero ter inserido a questão na categoria mais apropriada,

Sendo empresária em nome individual deparei-me com uma questão pertinente:

Não há muito tempo atrás quando tratei de iniciar actividade nas Finanças que optei por accionar a insenção intracomunitária (IVA), a fim de que até determinado valor anual esteja isenta do mesmo. Acontece que por outro lado, tenho interesse em abrir conta com fornecedores internacionais, e é aí que normalmente me é solicitado o VAT. Segundo me informaram, sou obrigada a eleger entre um ou outro regime fiscal. É verdade? Ou posso usufruir de ambas modalidades? Possuem propósitos distintos, e seria uma penalidade se não fosse possível usufruir de ambos os regimes fiscais para negócios internacionais.

Espero ter sido clara na minha questão, obrigada antes de mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,
    Não sei se irei responder à sua questão porém eis o que penso acerca da sua questão. 

Em relação a escolher entre "um o outro regime fiscal", creio que se refere a regime simplificado vs regime de contabilidade organizada. O regime que lhe permite não pagar o IVA intracomunitário é o de contabilidade organizada, porém não se esqueça que terá que ter um contabilista. Eu estou nesse regime e pago 50€ por mês, porém a minha atividade não envolve muita papelada. Pelo que sei o regime simplificado é mais vantajoso a quem tenha menos de 30% de despesas, no meu caso, tendo quase 70% de custos foi-me aconselhado o regime de contabilidade organizada. Portanto, julgo que apenas poderá ter um regime fiscal, nem creio ter lógica ter dois.

Que eu saiba não existe um valor determinado para a isenção de IVA, apenas que se você vender o que compra lá fora terá que aplicar o IVA. 

Aguardo consigo que alguém dê explicações, porém julgo que estará baralhada/desinformada em relação a algumas coisas e deverá consultar o seu contabilista no sentido de esclarecer melhor as suas dúvidas concretas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites