Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• fundos de investimentos em que anexo ?

lmcc66

Recommended Posts

Estou com a seguinte dúvida em relação á declaração das +/- valias de fundos : Penso que as mesmas tem de ser colocadas no anexo G quadro 9 ,mas será necessário colocar todos os fundos um a um ,ou fazer a soma por entidade bancária ? A questão das datas também é um pouco confusa ,uma vez que as compras e vendas tem datas muito dispares .

Desde já o meu obrigado a quem possa esclarecer.

NOTA : Vou optar pelo englobamento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em primeiro lugar, que fundos tem? Se são fundos nacionais, cada entidade emitente do fundo (não o banco intermediário) tem o seu NIF e deve-se por uma linha para cada.

Se são fundos estrangeiros, no meu entender (e de vários bancos) devem ser colocados no anexo J. Mas também há muita gente do campo contrário, que acha que é para por no anexo G com o NIF do banco intermediário em Portugal. 

A disparidade das datas não tem influência nenhuma. Os únicos fundos que se declaram são aqueles onde se efectuou uma venda no ano correspondente. Se comprou/vendeu UPS do fundo em várias data, aplica-se a regra FIFO (first-in, first-out). Ou seja, se comprou 50 ups no ano 2014, mais 25 no ano 2015 e depois vendeu 30 ups este ano, o que tem de colocar no preço de compra são apenas 30 ups ao preço da 1ª compra (2014).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites