Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• IVA - Gasóleo

Emanuel Branco

Recommended Posts

Olá! Gostaria que alguém me pudesse esclarecer alguns pontos referentes à minha situação actual:

Sou trabalhador independente e faço venda directa em casa dos clientes, não tenho carro de empresa. O automóvel que utilizo para trabalhar é comercial, a gasóleo e está em nome do meu pai.

A minha pergunta é: Posso deduzir o IVA referente ao combustível que utilizo no automóvel para fazer o meu trabalho? No caso afirmativo, há problema de o automóvel não estar em meu nome?

Agradeço desde já a possibilidade de poder expôr aqui a minha dúvida. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito obrigado pela resposta Pedro!

Já sabia que apenas 50% do IVA é dedutível.

Já agora, mais uma questão, tendo em conta a mesma situação que referi anteriormente:

Quando peço as tais facturas do gasóleo tenho que colocar a matrícula do carro na factura, ou não é obrigatório? Volta a recordar que a factura fica com o meu NIF, mas o automóvel está em nome do meu pai.

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite, 

Parece-me que não tem contabilidade organizada e por esse motivo não pode deduzir despesas (o fisco só considera 70% do rendimento; os restantes 30% são os seus custos. 

Mesmo que tenha contabilidade organizada o carro tem que ser seu. 

Recomendo que fale com o seu contabilista (se o tiver) para saber como fazer. Se não tiver contabilista não pode deduzir IVA. 

Paulo 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelas resposta.

Paulo, eu não tenho contabilidade organizada, contudo eu cobro IVA nas facturas que passo, visto que o volume de negócios anual ascende a 10000€. Informaram-me que a partir desse momento poderia começar a deduzir IVA (enganaram-me? :wacko:). Informaram-me também, tal como referiu o Pedro Pais, que apenas poderia deduzir 50% do valor do gasóleo. Agora as minhas dúvidas eram mesmo as que coloquei na mensagem anterior...

Obrigado!

Editado por Emanuel Branco
    alterar $ para %
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite, 

Peço desculpa pela minha resposta porque "li" deduzir despesas em vez de deduzir iva. 

Não tenho experiência com iva e regime simplificado pelo que a melhor recomendação que posso fazer é a seguinte. 

Pergunta a um contabilista amigo ou à AT (via site, telefone, presencial). A AT não te explica o cenário mais favorável (pagar menos)  mas explica o que podes fazer. 

Parece-me que mesmo que possas deduzir 50% do IVA do gasóleo terias que ter o carro em teu nome. 

Pelo que conheço, todos podemos ser inspeccionados pela AT mas as empresas credoras de IVA (pedem reembolsos) têm tendência para ser mais vezes inspeccionadas. Vê até que ponto faz sentido arriscar. 

Paulo 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites