Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• IVA para compras na UE por empresa

Filipedv

Recommended Posts

Bom dia a todos,

Tenho uma dúvida que talvez me consigam esclarecer visto não ser grande conhecedor desta matéria.

Imaginemos uma empresa Portuguesa de venda online que compre produtos a um fornecedor Espanhol.

Neste caso aplica-se a isenção de IVA uma vez que a compra é feita a um fornecedor da União Europeia.

A empresa ao marcar o preço do produto terá que colocar os 23% do Iva + a margem de lucro certo?

Por exemplo:

A empresa compra um produto de 100€ ao fornecedor espanhol e não paga o IVA.

Caso tenha o produto á venda por 120€ e o venda a um cliente português ainda perde dinheiro correto?

Neste caso 3€ uma vez que terá que pagar 23€ ao estado.

Agradeço a vossa opinião.

Cumprimentos.

Editado por Filipedv
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Visitante PJA disse:

Nesse caso concreto perde 2,44€.

Se o preço de venda ao consumidor final é de 120€, então o IVA a entregar ao estado é de 22,44€

Viva. Obrigado pela continuada participação no fórum. Não se quer registar, julgo que torne o processo de comentar mais fácil e adicionalmente ajuda a mostrar que frequentemente dá contributos importantes.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção, não tenho bem a certeza, mas para beneficiar da isenção do IVA em transacções intracomunitárias, a empresa tem que estar registada nas finanças com a indicação da respectiva autorização.

Convém esclarecer a situação com um contabilista

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites