Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Heranças Indivisas - casamento de cabeça-de-casal, como fica?

Artur Rodrigues

Recommended Posts

Bom dia,

Desde já minhas desculpas, mas esta é a segunda fez que crio um tópico, porque creio que o outro criei no local errado (mas também nao o encontro)

Gostaria de obter ajuda na seguinte situação:

Meu pai faleceu já faz 9 anos, sou filho único e herdeiro em conjunto com minha mãe.

Até á data ainda nenhuma partilha foi feita e temos 2 imóveis como heranças indivisas.

Minha mãe com toda sua legitimidade ponderá o facto de vir a casar novamente.

Neste caso gostaria de saber o que iria acontecer nos seguintes cenários no que toca ao novo marido e futuras heranças á morte de minha mãe (esperando eu num futuro bem distante)

Cenário 1 - Fazer partilhas das heranças antes do casamento de minha mãe

Cenário 2 - Fazer partilhas das heranças depois do casamento de minha mãe

Cenário 3 - Nunca fazer partilhas até á morte de minha mãe

Desde já obrigado pelas respostas.

Cumprimentos,

Artur Rodrigues

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, Artur Rodrigues said:

Desde já minhas desculpas, mas esta é a segunda fez que crio um tópico, porque creio que o outro criei no local errado (mas também nao o encontro)

Criou o outro tópico como visitante, e nestes casos o tópico não aparece até haver algum moderador que aprove o post.

Quanto à sua questão, é conveninente tratar das partilhas o mais cedo possível. De qualquer forma, não creio que haja qualquer diferença nos 3 cenários. Os bens que eram do seu pai têm apenas dois herdeiros. Mesmo que ela case e tenha filhos, não altera o facto de os bens do seu pai serem apenas para os 2. Mas para evitar possíveis complicações recomendo evitar o cenário 3.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, ruicarlov disse:

Criou o outro tópico como visitante, e nestes casos o tópico não aparece até haver algum moderador que aprove o post.

Quanto à sua questão, é conveninente tratar das partilhas o mais cedo possível. De qualquer forma, não creio que haja qualquer diferença nos 3 cenários. Os bens que eram do seu pai têm apenas dois herdeiros. Mesmo que ela case e tenha filhos, não altera o facto de os bens do seu pai serem apenas para os 2. Mas para evitar possíveis complicações recomendo evitar o cenário 3.

Obrigado pela sugestão!

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 2 months later...
    Visitante Ricardo

Boa Noite.

Tenho uma duvida alguém me pode esclarecer em relação a herança do meu pai que já faleceu em 2006 e eu ando com algum sacrifício a pagar os terrenos e as casas a 8 ou 9 anos ta bem que eu sou a cabeça de casal, mas já tive ate uma situação de penhora e paguei aos poucos mas eu falo com os herdeiros e eles dizem que não querem saber.
    Assim estou a manter a minha parte e aparte deles o que devo eu fazer alguém me pode esclarecer esta duvida?????
    É que eu se quiser fazer alguma coisa nao posso porque nem sei o que é meu porque nao interessam de nada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Visitante Ricardo disse:

Tenho uma duvida alguém me pode esclarecer em relação a herança do meu pai que já faleceu em 2006 e eu ando com algum sacrifício a pagar os terrenos e as casas a 8 ou 9 anos ta bem que eu sou a cabeça de casal, mas já tive ate uma situação de penhora e paguei aos poucos mas eu falo com os herdeiros e eles dizem que não querem saber.
    Assim estou a manter a minha parte e aparte deles o que devo eu fazer alguém me pode esclarecer esta duvida?????
    É que eu se quiser fazer alguma coisa nao posso porque nem sei o que é meu porque nao interessam de nada.

Avance para as partilhas qualquer herdeiro pode fazer isso é da maneira que deixa de ser cabeça de casal porque deixa de haver herança.

Enquanto isso não acontece, apresente as contas da herança como é sua obrigação fazer todos os anos pode ser que ao ver a parte deles a diminuir os outros tenham interesse em avançar para as partilhas também.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites