Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Samador

Repudiar Herança

Recommended Posts

Samador

Boa noite.

Gostaria de vos colocar algumas questões, espero não me esquecer de nenhuma variável.

A minha esposa é herdeira por testamento em conjunto com outra pessoa de dois bens distintos (uma conta bancária e um imóvel). Sendo ambos herdeiros por testamento é necessário pagar dois valores às finanças (um relativamente à conta outro relativamente ao imóvel). O valor mais pequeno relativo à conta já foi pago pela minha esposa à cerca de 1 ano. O valor a pagar às finanças pelo imóvel (julgo que se chama imposto de selo) ficou agora a ser conhecido. Uma vez que o outro herdeiro se recusa a pagar metade (ou seja o que for) do valor e sendo já um montante considerável estamos agora a discutir a hipótese de repudiar a herança.

As questões que agora se levantam são:

1. Ainda é possível repudiar a herança sendo que já foi pago o imposto de selo referente à conta bancária?

2.Repudiando a minha esposa, serei o seu herdeiro (uma vez que ainda não temos filhos)? Ou seja terei eu também de repudiar consequentemente?

Desde já agradeço o tempo e atenção.

Cumprimentos.

ruicarlov

Se ele se recusar a pagar a sua metade, porque não deduzir esse valor na quota dele no imóvel, ou da conta bancária? Os bens da herança são responsáveis pelo pagamento desses encargos.

Parece-me pouco provável que ainda vá a tempo de repudiar a herança. Se o estado já está a exigir impostos sobre os bens, então  então muito provavelmente já houve uma aceitação implícita, não podendo repudiar agora.

No caso de ainda poder repudiar, penso que você não passa a ser herdeiro. Só não tenho a certeza se no regime de comunhão de bens haverá alguma excepção.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa