Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Entrar para seguir isto  
    Visitante liliananeco

Habilitaçao herdeiros

Recommended Posts

Visitante liliananeco

Bom Dia

Tenho uma tia que ao falecer a minha avó declarou se na habilitação de herdeiros como única herdeira e que mais ninguém podia reclamar a herança, tenho a cópia da habilitação de herdeiros.

A minha mãe que é irmã dela era viva e existiam duas herdeiras, a minha tia e a minha mãe.

Descobrimos agora que ela vendeu terrenos que pertenciam a herança.

A minha mãe já faleceu e sou o único herdeiro dela.

A minha tia não pode fazer isso e depois vender a herança, prestar falsas declarações?

Tem que existir alguma coisa que eu possa fazer.

O que posso fazer?

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante PJA
    Citação

Petição da herança

Artigo 2075.º
    (Acção de petição)

1. O herdeiro pode pedir judicialmente o reconhecimento da sua qualidade sucessória, e a consequente restituição de todos os bens da herança ou de parte deles, contra quem os possua como herdeiro, ou por outro título, ou mesmo sem título. 
     2. A acção pode ser intentada a todo o tempo, sem prejuízo da aplicação das regras da usucapião relativamente a cada uma das coisas possuídas, e do disposto no artigo 2059.º

Artigo 2076.º
    (Alienação a favor de terceiro)

1. Se o possuidor de bens da herança tiver disposto deles, no todo ou em parte, a favor de terceiro, a acção de petição pode ser também proposta contra o adquirente, sem prejuízo da responsabilidade do disponente pelo valor dos bens alienados. 
     2. A acção não procede, porém, contra terceiro que haja adquirido do herdeiro aparente, por título oneroso e de boa fé, bens determinados ou quaisquer direitos sobre eles; neste caso, estando também de boa fé, o alienante é apenas responsável segundo as regras do enriquecimento sem causa. 
     3. Diz-se herdeiro aparente aquele que é reputado herdeiro por força de erro comum ou geral.

...

Artigo 2059.º
    (Caducidade)

1. O direito de aceitar a herança caduca ao fim de dez anos, contados desde que o sucessível tem conhecimento de haver sido a ela chamado. 
     2. No caso de instituição sob condição suspensiva, o prazo conta-se a partir do conhecimento da verificação da condição; no caso de substituição fideicomissária, a partir do conhecimento da morte do fiduciário ou da extinção da pessoa colectiva.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
    Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
    Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entrar para seguir isto  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa