Ir para o conteúdo
Entrar para seguir isto  
Melvins

Dicas/sugestões para iniciantes em ETFs

Recommended Posts

Melvins

Bom dia,

Sou novo aqui e gostaria que ajudassem a dar os primeiros passos nesta área. O meu principal objectivo, por agora, é começar a aplicar dinheiro na bolsa para ter rendimentos passivos. No entanto, dado que não tenho praticamente nenhuma experiência em investimentos (abri conta na DeGiro apenas, sei os básicos de como funciona a bolsa, etc...), gostava de saber se existem ETFs ou outro tipo de investimentos que recomendassem para iniciar.

E quais as primeiras dicas que dariam nesta área?

P.S.1: Não consigo encontrar o artigo, mas li que existem sites que assinalam a fase de risco de um produto e mercado (por ex, se tem tendências de aproximar de uma bolha). É possível ter esse género de dados?

P.S.2: Devo-me preocupar com alguma bolha em vista? Fala-se muito na nova bolha tecnológica/startups... vai acontecer e, se sim, afectará muito os mercados no geral ou só um sector?

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ruicarlov

Em vez de procurar por uma bola de cristal, o mais recomendado para iniciantes é ter um portfolio diversificado (ações de vários sectores/países, obrigações, matérias-primas e imobiliário). Como ninguém sabe ao certo o que pode ser afectado (embora previsões/especulações não faltem pela net fora) o melhor é ter um bocadinho de tudo. Sugiro que leia os primeiros posts do tópico de ETFs, que o Salvador explica a teoria por detrás desta estratégia.

• Voto Positivo 1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Melvins

Obrigado.

A ideia agora era mesmo ir colocando um pouco de parte cada mês em algo mais conservador e, à medida que fosse aprendendo (se realmente estiver confortável), poder fazer uma maior escolha.

E sim, diversificar é sempre uma óptima opção, talvez comece por ai e vou ler o post sugerido. ;)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pfonseca

A minha opinião é que se não sabes nada sobre acções, obrigações, fundos de investimento, ETF, e outras formas de investimento de risco, bem como o funcionamento das bolsas, o tópico do Salvador não te vai ajudar, pois parte do principio que já sabes alguma coisa. Daí eu ter partilhado por onde comecei a aprender aqui, na secção Recursos / Livros Recomendados. Claro que há-de haver muitos outros sites, até melhores que esses.

Se não tiveres paciência para isso sugiro o seguinte:

i. Livro "If You Can - How Millennials Can Get Rich Slowly" - William J. Bernstein. Um pdf que é um bom guia, para quem se quer iniciar em poupanças e investimentos, e não tem muito tempo para ler. São sugeridos 7 livros, para completar os ensinamentos. É dirigido aos jovens, mas serve para qualquer futuro investidor.

https://www.etf.com/docs/IfYouCan.pdf

ii. O tópico do Salvador mencionado pelo ruicarlov no comentário anterior.

iii. Livro "Global Asset Allocation" do Meb Faber, mencionado aqui.

• Voto Positivo 1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Melvins

Sei os básicos, embora não seja a minha área, estudei Gestão. O que falta mais é experiência real. ;)

Depois sou um tipo que só aprende mesmo com experiência. Sou defensivo, mas se esperar por ler 2 ou 3 livros, tentar interiorizar tudo... na verdade, preciso de algo mais prático. Por exemplo, existem bons canais de Youtube? Nas áreas que mais evoluo em conhecimento, é o que utilizo mais.

Editado por Melvins

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Melvins

Entretanto, o maior problema é obviamente tempo... estou a tentar criar rotinas que me façam ficar à vontade na área de investimentos.

Daí que tenha vindo perguntar dicas iniciais e se existem ETFs mais seguros por onde começar. Seguros não é que garanta lucro ou que o risco não seja meu, mas que quem já cá há mais tempo recomende para dar os primeiros passos.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Mouro Emprestado

Já te recomendaram alguns bons livros, bem como um tópico onde se fala extensamente sobre o assunto.

Se consultares essas sugestões, terás resposta aos teus anseios.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Melvins

Estou a seguir e consultar esses posts e outros materiais Mouro Emprestado, mas ainda assim posso perguntar se têm canais do Youtube (ou outro material deste género) que recomendem, não? ;) 

Editado por Melvins

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pfonseca

Eu não conheço nenhum canal no YouTube, nem outra coisa semelhante que possa recomendar.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Azor21

Relativamente a um robo advisor tipo ETFmatic, alguém tem experiencia ou conhecimento que possa partilhar?

Sei que as comissões são mais altas do que se formos nós a escolher os etf, que faz rebalanceamento automático (provavelmente tento em conta a otimização da carteira) e escolhe um portfólio mediante o nosso perfil de risco, no entanto por estar em Londres e com a questão do Brexit que riscos poderão existir?

Obrigado

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entrar para seguir isto  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa