Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Joaoreis78

Herdeiro de uma dívida

Recommended Posts

Joaoreis78

Bom dia a todos,

Sou actualmente herdeiro de uma dívida correspondente a um avô que morreu, proveniente de ter sido fiador de uma tia que não pagou as rendas de uma casa no ano 2000. Ele morreu e a minha avó, enquanto cabeça-de-casal, não paga dívida nenhuma pelo que passou para os meus pais, que entretanto repudiaram a herança. Eu como não estava cá e não consegui repudiar atempadamente, fui considerado herdeiro por ter aceite indirectamente a herança.

Não existem quaisquer bens que eu possa receber, tudo o que existe na herança é uma divida de 20.000€ que eu não pretendo pagar.

Pelo que estive a ler no vosso fórum e no código civil, quando se é herdeiro, só se paga a dívida com os bens provenientes da herança e nunca com os próprios bens, é correcto?

Ou seja, nunca será possível que me retirem dinheiro do banco ou bens pessoais por causa dessa dívida?

De qualquer modo terei de contactar um advogado para ir comigo a tribunal caso me chamem a uma sessão? É que as cartas não referem qualquer modo de contacto com o tribunal...

Obrigado desde já pela vossa ajuda!

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    ruicarlov

Apenas a herança é responsável pelo pagamento da dívida. Se não há qualquer bem de valor na herança os herdeiros não têm que pagar a dívida.

Não sei que ações poderão querer tentar contra si, mas em situações destas em que os credores não têm claramente razão nenhuma, seria muito estúpido tentar ir para tribunal, pois iam perder o caso e teriam de pagar as custas do processo. Qualquer advogado do lado deles certamente que lhes dirá isso.

• Voto Positivo 1

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Joaoreis78

Obrigado desde já pelo esclarecimento!

De facto vai de encontro ao que já tinha lido, mas fico mais descansado por alguém me confirmar.

Entretanto já liguei com a Advogada e ele disse-me exatamente o mesmo.

A questão agora é a seguinte: Se os herdeiros nunca são prejudicados, porque é que os meus pais fizeram repúdio? É uma forma dos advogados ou notários ganharem dinheiro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
    Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
    Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa