Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• CGalhano

1º Ano a pagar IMI

Recommended Posts

CGalhano

Bom dia,
    Comprei um imóvel em 2008, e agora em 2017 vou começar a pagar IMI, pois a isenção terminou.

As minhas dúvidas: Tenho que fazer algum tipo de registo do meu imóvel ás Finanças ?

No Site das finanças o meu imóvel aparece no meu Património Predial, no entanto quando procedi ao pedido para avaliação do mesmo, responderam me das finanças que: 

O prédio para o qual foi pedida  a avaliação não existe inscrito na matriz.

Gostaria de saber o significado desta informação, e que passos tenho que fazer para a regularização da situação.

Desde já o meu obrigado pelos esclarecimentos.

C.G.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    CGalhano
    há 4 horas, Pedro Pais disse:

Isso é muito estranho, especialmente se lhe concederam a isenção de IMI e aparece no seu património predial. Como lhe deram essa resposta?

Boa tarde,

Eu através do site das finanças procedi ao pedido de avaliação do imóvel, pois pelo simulador da DECO, poupava 55 €uros visto que o imóvel já não é avaliado á mais de 3 anos. Quando finalmente consegui enviar o pedido ( pois o site está constantemente a bloquear-nos ) recebi o comprovativo da entrega e uma lista de documentos a enviar por correio para o serviço de finanças da minha área a fim de completar o pedido.

Enviei o seguinte e-mail:
    __________________________________________________________________________________________________________________________________________

De: XXX
    Enviado: sexta-feira, 18 de Novembro de 2016 21:45
    Para: SF Ourém
    Assunto: Pedido de informações

Bom dia,

Venho por este meio pedir que me informem quais os documentos a juntar á declaração Modelo 1 do IMI (que junto em ficheiro anexo) a fim de completar a entrega da mesma declaração Modelo 1 do IMI, com o propósito de Pedido de Avaliação de Imóvel.

Aguardo a vossa informação para que possa reunir todos os documentos necessários e posteriormente enviar para o vosso serviço de finanças.

Sem mais de momento,

Com os melhores cumprimentos.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ao qual obtive a seguinte resposta:

Autoridade Tributária e Aduaneira

Serviço de Finanças de Ourém

Rua Dr. António Justiniano Luz Preto, 2490-552 OURÉM

Tel: (+351) 249 549 260 | Fax: (+351) 249 549 279

E-mail: sf2127@at.gov.pt

Enviado: segunda-feira, 21 de Novembro de 2016 18:39
    Para: SF Ourém
    Assunto: RE: Pedido de informações

Boa tarde

Chamo mais uma vez atenção para o teor do meu e-mail datado de 19.11.2016, enviado para o endereço indicado no pedido de avaliação.

O prédio para o qual foi pedida  a avaliação não existe inscrito na matriz. Verificar se não há erro na identificação do prédio e se se verificar submeter nova ficha, pois aquela vai ser anulada

Os documentos a juntar são os previstos  no nº 2 do art 37 do CIMI:

ART. 37º CIMI

2 - À declaração referida no número anterior deve o sujeito passivo juntar plantas de arquitectura das construções correspondentes às telas finais aprovadas pela competente câmara municipal ou fotocópias das mesmas autenticadas e, no caso de construções não licenciadas, plantas da sua responsabilidade, com excepção dos prédios cuja data de construção é anterior a 7 de Agosto de 1951, caso em que deve ser efectuada a vistoria dos prédios a avaliar.(Redação do DL211/2005-07/12).

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    CGalhano
    há 14 horas, Pedro Pais disse:

Mas o prédio não tem já uma avaliação? É que o a referência legal é para prédios nunca antes avaliados. Acho que devia ir presencialmente ao SF tentar esclarecer melhor a situação.

Bom dia,

O Prédio foi inscrito na matriz em 2007 e a última avaliação foi feita em 2013.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
    Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
    Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa