Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Gomes90

Empresa Online

Recommended Posts

Gomes90

Olá a todos,

Antes de mais agradecer toda a ajuda prestada neste fórum aos utilizadores. No entanto após uma pesquisa ainda fiquei com algumas dúvidas sobre a criação de uma empresa/registar como pessoa colectiva.

Neste momento estou a desenvolver um novo projecto apenas Online de venda de produtos principalmente de informática e multimédia. No entanto estou neste momento a trabalhar por conta de outrém (trabalho numa consultora de TI com contrato sem termo). Pelo menos no ínicio não pretendo abdicar do meu trabalho a tempo inteiro até perceber se o loja online é rentável.

As minhas dúvidas vão no sentido deste último ponto.

- Estando eu a trabalhar por conta de outrém, existe algum impedimento de me registar como pessoa colectiva/criar uma empresa?

- Como é efectuado o IRS? É efectuado à parte ou em conjunto com os meus ganhos do trabalho a tempo inteiro?

- Não espero facturar mais de 10.000€ por ano, pelo menos no primeiro ano. Caso não tenha vendas, não tenho despesas fixas a pagar ao estado correcto?

Desde já obrigado!

scpuser

1) Depende do que acordou no contrato com a sua entidade, em termos de exclusividade.

2) Depende da figura jurídica da empresa. Tem que falar com um contabilista.

3) Again, depende da figura jurídica.

Por curiosidade, vai ter que comprar stock de produtos ou é apenas à comissão?

Gomes90

Obrigado pela resposta!

Quanto à figura jurídica penso que a que mais se adequa, pelo menos para já, será a de empresário em nome individual. A minha questão aqui, e pelo que sei, nestes moldes irei herdar todos os bens e dívidas do meu negócio. O contrário também se aplica?

O meu rendimento mensal não será considerado proveniente do meu negócio, certo? Só será aplicável ao meu negócio as facturas que eu irei passar para os meus clientes? 

Irá ser um misto, irei ter necessidade de ter stock de produtos, no entanto, tenho acordos com os próprios fornecedores que encaminharão directamente para o meu cliente. De referir que apesar de ir directamente para o cliente, a factura serei sempre eu que a irei imitir ao cliente final (nestes casos considero que é um stock ficticio), sendo que compro o produto ao fornecedor e o cliente compra-me a mim.

Existe alguma diferença entre ter stock e comissão?

Obrigado!

Cumprimentos!

Edited by Gomes90

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa