Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Compra de imóvel ao banco

Plagui

Recommended Posts

Boas

Estou com crédito aprovado para compra de um imóvel ao banco mas estou com algumas dúvidas sobre os documentos que me apresentaram do imóvel.
    Ora passo a explicar : 

Trata-se de uma moradia com construção por volta dos anos 40 - um T2 na altura -  que efetivamente os antigos proprietários fizeram obras, não deitando o imóvel abaixo pois algumas paredes ainda são de pedra. Nas obras realizadas, os novos proprietarios fizeram mais um quarto, uma sala e cozinha grandes ficando uma moradia V3 e denominaram nas finanças como logradouro - área de serventia de uma casa, pátio ou jardim -, o que não é efetivamente a realidade. Não sei se terá sido para pagar menos IMI, pois neste caso o a casa antiga não sei se tinha isenção ou não, portanto não sei qual foi objetivo, sei que está registado assim. Os papeis apresentados pelo banco das finanças apenas aparecem os dois quartos e o tal logradouro. e que a casa é coberta de telha, o que não corresponde à verdade. Pergunta :

Quem tem de legalizar esta situação? O banco, ou eu? Visto que o imóvel é deles ainda...

Se eu realizar a escritura da casa como está e futuramente quiser legalizar tudo quanto ficaria? Tendo em conta que a casa precisa de obras tanto interior como exterior, teria de fazer nova escritura, certo?

Alguém que possa ajudar?

Desde já agradeço.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais vale apresentar o problema ao banco e pedir-lhe para regularizar o registo da casa antes da escritura - depois da compra feita, o banco vai-se descartar de tudo...

A menos que as tais obras que a casa vai precisar alterem ainda mais a casa e seja preciso registar as alterações novamente. Aí só vale a pena obrigar o banco a pagar se houver hipótese de pedirem para regularizar os registos antes de avançar com as obras - talvez seja melhor perguntar no Registo Predial quais são os requisitos para esses casos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas... 

Obrigada pela sua ajuda. Já fui ao banco. Mas continuam a arrastar o processo. Acho que este processo será demasiado complicado e terei de recorrer a um advogado. Tem muita "aldrabice" no meio. Que tipo de advogado devemos contratar nestes casos? Um Civil ou generalista? É que isto implica finanças e tudo. 

Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites