Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Olá malta,

estou para criar uma conta oficial nesta plataforma ETFMatic e surgiu-me a seguinte dúvida:

Tenho de declarar no IRS todos os ganhos, perdas e movimentos de compra e venda de ETFs que fizeram por mim na plataforma, quando transferir o €€ de lá para a minha conta à ordem PT?

Isto porque imaginando que deixo lá o €€ durante 5 anos e durante este período eles compram ETFs com o meu dinheiro e também os vendem, ou seja seriam dezenas se não mesmo centenas de transações que teria de inserir na folha de IRS... :/ 

É possível fazer isto sequer? inserir tanta coisa?
    É necessário declarar no IRS depois todas as compras feitas que o gestor da plataforma fez? 
    Ou basta eu no IRS dizer em que meses é que pus lá dinheiro e quanto, e depois quando e quanto é que tirei ao fim de X anos e pagar o respetivo imposto?

Obrigado desde já pela ajuda,

abc.

Editado por a_silva89
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...
    A 27/07/2016 às 13:48, a_silva89 disse:

Olá malta,

estou para criar uma conta oficial nesta plataforma ETFMatic e surgiu-me a seguinte dúvida:

Tenho de declarar no IRS todos os ganhos, perdas e movimentos de compra e venda de ETFs que fizeram por mim na plataforma, quando transferir o €€ de lá para a minha conta à ordem PT?

Isto porque imaginando que deixo lá o €€ durante 5 anos e durante este período eles compram ETFs com o meu dinheiro e também os vendem, ou seja seriam dezenas se não mesmo centenas de transações que teria de inserir na folha de IRS... :/ 

É possível fazer isto sequer? inserir tanta coisa?
    É necessário declarar no IRS depois todas as compras feitas que o gestor da plataforma fez? 
    Ou basta eu no IRS dizer em que meses é que pus lá dinheiro e quanto, e depois quando e quanto é que tirei ao fim de X anos e pagar o respetivo imposto?

Obrigado desde já pela ajuda,

abc.

Bom Dia Asilva. Uma pergunta se me permite. chegou a realizar o investimento? se sim, correu bem? aconselha? estava a pensar em avançar, mas ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    A 04/08/2017 às 08:19, Seraluz sousa disse:

Bom Dia Asilva. Uma pergunta se me permite. chegou a realizar o investimento? se sim, correu bem? aconselha? estava a pensar em avançar, mas ...

Viva, não, não cheguei a realizar o investimento, só em conta "demo".

Está a custar-me encaixar a ideia de ter de declarar movimento a movimento que o computador faça.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    • 8 months later...
    • 1 month later...

Eu tenho uma conta e invisto deste novembro de 2017. 

invisto mensalmente de forma automatica atravês de debito directo. Mas também se pode investir de forma pontual através de transferencia ou cartão de debito.

O site e a informação disponivel...simples e clara.

A atenção ao clinte via e-mail têm sido rápida.

No inico da constituição da carteira como é obvio não se executam quase nenhumas vendas e apenas aquisições... mas assim que começe a acontecer (vendas de ETFs) é enviado um reporte no inicio do ano seguinte com todas as vendas com mais e menos valias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"We provide our customers with the following documents:

- transaction report whenever we buy and sell on your behalf

- dividend payment report every time a  dividend gets paid out

- monthly account and invoice statement

- a tax statement will be provided in February for all European customers."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Bom dia,

Também eu tenho conta, 2 portfólios e invisto desde Março deste ano.

Mensalmente carrego a mesma, e assim que o dinheiro fica disponível a plataforma compra e envia o relatório.

Até agora tudo 5*.

status:

image.png.b3fa07dc212077f2249fcc60f562d6c7.png

Editado por cibernauta
    erro ortografico
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    há 9 minutos, a_silva89 disse:

@cibernauta E como fazes para declarar os movimentos na altura do preenchimento do respetivo anexo para o IRS? Dás entrada 1 a 1 ou dá para anexar o doc que a ETFMatic envia?

Ainda não tive de fazer pois só comecei este ano.

Pelo que leio:
    ------------------------------------------

We comply with the UK and EU regulation on the reporting and sharing of financial information for tax purposes.

At the end of each tax year we will provide each client with a summary of all the taxable events such as dividend distributions, and capital gains or losses on their account (a "Consolidated Tax Voucher"/"Consolidated Tax Certificate").

It is then up to each customer to file the appropriate Capital Gain Tax filings in their country tax residence.

from: https://support.etfmatic.com/hc/en-gb/articles/217885823-How-do-you-handle-tax-reporting-

Editado por cibernauta
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, a_silva89 disse:

Obrigado @cibernauta vou voltar a considerar esta plataforma. Só tenho receio de apanhar uma seca na altura do IRS a preencher as dezenas de movimentos :P porque de resto a plataforma e customer support parecem-me 5*

mandei-lhes msg a pedir um exemplo de relatorio para responder a tua duvida, deixa ver o que respondem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 6 months later...

ao ler o tax report de 2018 surgiu agora uma duvida.

Na declaração diz:

"The custodianof our clients money is Barclays Bank, while the ETF's are held by SAXO Capital Markets (UK) Ltd in an account in the name of ETFmatic Global Nominees Ltd.

Sendo assim os etf's não estão em nome do cliente.  Temos na mesma de declarar compras, vendas e dividendos?

Se tiver será que posso meter uma linha para os dividendos com apenas o valor de 47,03€ (valor total de dividendos)?

Exemplo do report (não tem todas as transações, mas no topo tem o resumo:

image.png.fe4c3958f12ae9f279ee5daca0583b5b.png

Editado por cibernauta
    completar informação
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Rmcdn23
    A 04/09/2018 às 11:09, cibernauta disse:

Bom dia,

Também eu tenho conta, 2 portfólios e invisto desde Março deste ano.

Mensalmente carrego a mesma, e assim que o dinheiro fica disponível a plataforma compra e envia o relatório.

Até agora tudo 5*.

status:

image.png.b3fa07dc212077f2249fcc60f562d6c7.png

Até agora como está a correr? Criei só um portfólio 80% stocks 20% bonds. É um dinheiro que não me faz falta, ou seja, vou deixar ver o que rola. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Boa Tarde,

Alguem sabe ou me pode ajudar a compreender o funcionamento, ou há algum site que ajude.
    os sites que a pesquisa na net me devolveu é tudo muito tecnico e eu nao percebo nada e coloco esporadicamente 5€

A ajuda deles enviou-me um pdf mas ainda fiquei com um nó maior no cerebro com aquelas explicaçoes.

e aquela parte do " I want to" ? eu coloquei perfil de 50% e diz que tenho de colocar 2500€ ? nunca na vida eu vou conseguir ter esse valor. Devo mexer em alguma coisa?

Noutro dia pensei em abrir um protfolio defensivo, outro conservador e outro agressivo, cada um com 50euros, mas terá algum beneficio, há alguma tabela de racios que demonstre como funcionam estas questoes?

Obrigado a todos/as pelas respostas e atençao disponibilizada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    On 6/5/2019 at 12:57 PM, Seraluz sousa said:

Boa Tarde,

Alguem sabe ou me pode ajudar a compreender o funcionamento, ou há algum site que ajude.
    os sites que a pesquisa na net me devolveu é tudo muito tecnico e eu nao percebo nada e coloco esporadicamente 5€

A ajuda deles enviou-me um pdf mas ainda fiquei com um nó maior no cerebro com aquelas explicaçoes.

e aquela parte do " I want to" ? eu coloquei perfil de 50% e diz que tenho de colocar 2500€ ? nunca na vida eu vou conseguir ter esse valor. Devo mexer em alguma coisa?

Noutro dia pensei em abrir um protfolio defensivo, outro conservador e outro agressivo, cada um com 50euros, mas terá algum beneficio, há alguma tabela de racios que demonstre como funcionam estas questoes?

Obrigado a todos/as pelas respostas e atençao disponibilizada

Boa tarde, 

Uso a plataforma deste Junho 2018, pelo menos na altura só começava a investir quando tiveres um valor acima dos 2500€, por isso senão tens esse valor aconselho-te a usar outra plataforma.

Já agora, como perguntaram, aproveito para dizer que estou com ganhos de 8% num ano. E num ano só fez uma venda (penso que só é necessário declarar quando há venda).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 27/06/2019 às 13:19, Visitante Volc disse:

Boa tarde, 

Uso a plataforma deste Junho 2018, pelo menos na altura só começava a investir quando tiveres um valor acima dos 2500€, por isso senão tens esse valor aconselho-te a usar outra plataforma.

Já agora, como perguntaram, aproveito para dizer que estou com ganhos de 8% num ano. E num ano só fez uma venda (penso que só é necessário declarar quando há venda).

Volc, Obrigado pela resposta.
    deve ser isso então.
    Só depois de atingir esse valor é que fazem investimentos.
    8% numa venda na ETF?

sugeres alguma que trabalhe com cidadaos europeus? e valores baixos? Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites