Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• jcan

morada fiscal e rendas

Recommended Posts

jcan

Boa noite,

Pago um empréstimo para habitação própria permanente de um T1 meu e onde tenho a minha morada fiscal. Entretanto passei a morar numa outra casa T2 arrendada por mim.

Neste IRS indiquei as despesas com as rendas e não indiquei as despesas com o empréstimo do T1.

Sou obrigado a mudar a morada fiscal do T1 para o T2?

A declaração de IRS está no estado declaração certa, será que ainda posso ser chamado pelo fisco ou ser comunicada alguma divergência?

Se sou obrigado a mudar a morada fiscal, ainda o poderei fazer de forma a evitar divergências? 

Mudando a morada fiscal sou obrigado a mudar morada de cartão de cidadão, carta de condução e demais?

Não tenho interesse em mudar a morada fiscal, pois este T2 seria temporário até vender o T1 e comprar outra casa.... 

Muito obrigado

Edited by jcan

pauloaguia

As rendas só são dedutíveis no IRS se forem para habitação própria e permanente. Regra geral as Finanças identificam-na como sendo a morada fiscal. Mas se a declaração já foi dada como certa acho que passou...

Creio que mesmo que mudasses agora a morada fiscal já não ia adiantar de nada para a declaração do ano passado.

Acho que agora só é preciso atualizar a morada no cartão do cidadão. Se tiveres um leitor de cartões até o podes fazer a partir de casa: https://www.portaldocidadao.pt/web/instituto-dos-registos-e-do-notariado/cartao-de-cidadao-alteracao-de-morada
    Tenho ideia que deixou (ou vai deixar) de ser preciso atualizar a morada na carta de condução recentemente (não sei se já entrou em vigor).

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa