Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Sign in to follow this  
    Guest AbcE

    Descontos Segurança Social

    Recommended Posts

    Guest AbcE

    Olá,

    Em 2009 despedi-me do meu local de trabalho, tendo continuado durante cerca de 1 ano a finalizar projectos, em regime de recibos-verdes.

    Durante o tempo que trabalhei na empresa, havia uma pessoa que me tinha sido indicada, que me tratava das finanças (IRS etc). No final do ano que trabalhei a recibos verdes, pedi-lhe para me cessar actividade, e não pensei mais no assunto. Entretanto mudei de residencia, e tive a minha morada na segurança social errada durante bastante tempo, pelo que não sei se recebi algum tipo de notificação.

     

    Recentemente tive de passar uns recibos verdes, e soube que a minha actividade esteve sempre aberta, até dia 1 de janeiro de 2015 (não sei muito bem como fechou nessa data), e que tinha uma dívida enorme à segurança social. 

    Fiz o IRS desses anos, mostrando 0 rendimentos. E foi-me aconselhado a esperar a ver se seria notificado. 

     

    De qualquer forma, gostaria de pedir algum tipo de opinião sobre como devo proceder. Será que tenho alguma razão para alegar que a actividade aberta foi um erro, e que provando não ter tido rendimento nem nenhum recibo passado, consigo fazer alguma coisa referente à dívida?

     

    Recebi hoje uma notificação para ir buscar uma carta da segunraça social ao correio, que imagino que seja referente a isso. Mesmo assim , gostaria de resolver a situação o mais rapidamente possivel, em vez de "esperar a ver se se esquecem."

     

    Obrigado

     

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    As dívidas fiscais prescrevem, salvo erro, ao fim de 4 anos. Quer isto dizer que, se não foste notificado das mesmas, parte dessa dívida estará já prescrita (como dizes não o sabes, mas a SS tem de mostrar que enviou as notificações).

    Acho que já aqui foi referido, mais de uma vez, que pediram nas Finanças o encerramento da atividade com efeitos retroativos a uma data no passado. Pode ser uma forma de resolver o assunto... Em qualquer caso, o melhor é ir à SS perguntar qual deve ser a melhor forma de proceder...

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Your content will need to be approved by a moderator

    Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    Sign in to follow this  

    ×
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa