Ir para o conteúdo
Entrar para seguir isto  
scpuser

Amortização de crédito

Recommended Posts

scpuser

Olá 

Contraí recentemente um crédito para compra de uma habitação para arrendamento (com duas fracções distintas, uma já arrendada quando comprei o imóvel). Quis preservar ao máximo a minha liquidez por vários motivos, e então fiz um crédito a 30 anos em vez de 20 porque a prestação era mais baixa do que a fracção arrendada.

Acontece que em princípio já encontrei arrendatário para a segunda fracção, o que me dá cerca de 100 euros líquidos por mês a mais do que a prestação do crédito. A minha ideia é ir liquidando o mais possível de crédito enquanto tenho esta segunda fracção arrendada (que será arrendada temporaria e rotativamente, e a outra de forma mais permanente).

A pergunta é se normalmente há montantes mínimos de amortização (no contrato não diz nada, apenas menciona a bem conhecida taxa de 2% de penalização, visto ser taxa fixa). É normalmente aceite liquidar 80-100 euros extra por mês? É que neste modelo há interesse em liquidar o quanto antes, para diminuir o juro tão rápido quanto possível. 

Outra pergunta, alguém sabe se é possível diminuir o tempo do crédito em vez da prestação, caso se façam amortizações? Não é a minha ideia (a minha é precisamente a inversa), apenas estou curioso porque me disseram que noutros países é possível.

Obrigado

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia
há 9 horas, scpuser disse:

A pergunta é se normalmente há montantes mínimos de amortização (no contrato não diz nada, apenas menciona a bem conhecida taxa de 2% de penalização, visto ser taxa fixa). É normalmente aceite liquidar 80-100 euros extra por mês? É que neste modelo há interesse em liquidar o quanto antes, para diminuir o juro tão rápido quanto possível.

Se nada é dito no contrato nem no preçário, é provável que não haja um mínimo... mas quem te pode dar a resposta certa é o banco :)

há 9 horas, scpuser disse:

Outra pergunta, alguém sabe se é possível diminuir o tempo do crédito em vez da prestação, caso se façam amortizações? Não é a minha ideia (a minha é precisamente a inversa), apenas estou curioso porque me disseram que noutros países é possível.

Não conheço nenhum caso em que isso aconteça de forma automática. Até porque, a menos que acertes com o valor exato, o tempo seria sempre diminuído de uma forma estranha (tipo, em vez de faltarem 300 meses, passarem a faltar 298 meses e 12 dias - esses 12 dias depois vão andar sempre a complicar as contas...)

O que podes é negociar com o banco uma alteração do prazo do empréstimo. Isso é prática relativamente comum. Claro que ao pedir uma alteração ao contrato, o banco pode aproveitar e tentar meter também outras alterações que lhe interessem (em qualquer caso, não és obrigado a aceitá-las se não te interessarem a ti; mas claro que nesse caso o contrato fica na mesma no que diz respeito ao prazo)

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entrar para seguir isto  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa