Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Flavia Ribeiro

Crédito Habitação aprovado mas...

Recommended Posts

Flavia Ribeiro

Boa Noite,

Chamo-me Flávia e estou neste momento com um processo de credito à habitação a decorrer no Banco Millenium bcp. Eu e o meu namorado, nunca vivemos juntos, querendo iniciar agora a nossa vida e com planos de casamento par ao ano, quando a vida/ casa já estiver mais organizada. O meu pai, sendo um dos fiadores maioritários, teve de realizar uma procuração no notario (80 euros), uma vez que não estava presente estanto a trabalhar no estrangeiro, dando plenos poderes para a minha mãe assinar por ele. Esta Procuração foi pedida pelo banco.

O crédito, após avaliação do imóvel, deu parecer APROVADO, assinamos (compradores e fiadores) a carta Fin de aprovação e todos os outros documentos necessários, bem como a proposta com a data a que iriam retirar mensalmente a prestação, etc...

Com a data da escritura já falada, 31 de Maio (faltava apenas dizerem as horas) recebo uma chamada da Senhora do millenium que está ao balcão e que ficou com o nosso processo, que me indica que a adminsitração enviou um e-mail a solicitar a seguinte documentação:

- Procuração do meu pai (dizem estar incorreta, pois refere que é meu fiador, devendo lá estar o nome do meu namorado também, já que a casa vai ser comprada em nome dos dois. Até ai eu compreendo, não aceito é dizerem apenas agora, a 1 semana de supostamente realizarmos a escritura. O meu Pai já não se encontra em Portugal, sabendo o banco desde o inicio e contendo a procuração em sua posse desde o inicio de tudo, só avisarem agora?! )

- Certidão de nascimento meu e do Pedro ( para que?!, são 20 euros cada certidão, ambos somos portugueses, com Cartao de cidadão, contribuinte..tudo..e porque só agora pedem isto?)

- Declaração em como estamos em união de facto... como é possivel pedirem esta declaração, se sabem desde o inicio, e estando todos os papeis assinados e declarados em como vivemos atualmente em casa dos nossos pais, com moradas diferentes?! Não posso pedir esta declaração quando não é verdade! Só vamos viver em união de facto após a compra da casa...

Ajudem-me! Fiquei muito nervosa com estes acontecimentos, achando estar tudo em conformidade e com a data da escritura à porta, agora acontecem estas coisas?

O banco pode renunciar o crédito, mesmo após a sua aprovação?! Irei perder a minha casa?!

Edited by Flavia Ribeiro

pauloaguia

Eu diria que isso são tudo questões serem respondidas pelo banco... apenas uma nota: como tu disseste, isso são tudo questões que vêm da administração central, que provavelmente não sabe nem metade das coisas que tu contaste ao teu balcão. Parece-me, no entanto, que ao teu balcão deviam ter tido o cuidado de filtrar parte da informação, sobretudo no que diz respeito à última questão, por exemplo.

Se já tens um papel que diz que o empréstimo foi aprovado sem essas condições todas, no mínimo devias apresentar uma reclamação, para ver se eles melhoram os seus procedimentos e só passam a aprovar depois de garantirem que está tudo bem.

há 10 horas, Flavia Ribeiro disse:

- Procuração do meu pai (dizem estar incorreta, pois refere que é meu fiador, devendo lá estar o nome do meu namorado também, já que a casa vai ser comprada em nome dos dois. Até ai eu compreendo, não aceito é dizerem apenas agora, a 1 semana de supostamente realizarmos a escritura. O meu Pai já não se encontra em Portugal, sabendo o banco desde o inicio e contendo a procuração em sua posse desde o inicio de tudo, só avisarem agora?! )

Se o teu pai tiver possibilidade, creio que pode entregar uma procuração no consulado ou embaixada da sua área de residência, que depois a regista no sistema e a que têm acesso aqui. 

Quem redigiu o texto para a procuração? Se foi o banco, ou se foi revista pelo banco antes de ser assinada, faz-lhes ver isso mesmo e diz que só será passada nova procuração se o banco pagar o custo da anterior.
    Senão, o banco que assuma o erro e aceite que o teu pai assine os papeis de uma alteração ao contrato na próxima vez que cá vier (com os custos suportados pelo banco).

Se o texto foi redigido por vocês... pois, aí já a coisa pode ser mais complicada, porque o banco pode sempre dizer que vos disse uma coisa e vocês fizeram outra...

há 10 horas, Flavia Ribeiro disse:

Ajudem-me! Fiquei muito nervosa com estes acontecimentos, achando estar tudo em conformidade e com a data da escritura à porta, agora acontecem estas coisas?

O banco pode renunciar o crédito, mesmo após a sua aprovação?! Irei perder a minha casa?!

Perder a casa? Duvido, que o vendedor queira desistir do negócio por causa disso... quando muito está em causa um pequeno adiamento por causa da questão da procuração...

Se tens uma declaração do banco em como o empréstimo está aprovado faz-lhes ver isso mesmo. Se eles insistirem na exigência absurda da declaração da união de facto, apresenta nova reclamação do banco e pede uma indemnização pelo tempo e dinheiro já gasto com todo o processo...

Flavia Ribeiro

Amanhã irei ao banco, esclarecer todos estes pormenores. 

Pois a ideia que me dá e´q eu a gestora de conta que tem o nosso processo, não tem mesmo a noção das coisas e limita-se simplesmente aceitar tudo o que lhe dizem, mesmo quando não bate certo com a realidade. 

A procuração foi feita, logo no inicio de tudo e foi entregue logo que a solicitaram, posso mesmo dizer que foi entregue a meio do mês passado e só agora é que dizem que está errado?! 

A declaração de união de facto, é algo que penso ser mesmo impossível de conseguir, não posso mentir perante a lei! =/

Amanhã direi algo. 

Obrigada pela sua ajuda.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa