Ir para o conteúdo
tiagooliveira20

Mais valias casa doada

Recommended Posts

tiagooliveira20

Boa noite,

Estou com uma dúvida em relação ao IRS. 

Uma casa que foi doada em 2013 e vendida em 2015 qual o valor a registar como "compra" para o IRS?

Já estive a ler o CIRS e diz isto:

art.45

"3 - No caso de direitos reais sobre bens imóveis adquiridos por doação isenta, nos termos da alínea e) do artigo 6.º do Código do Imposto do Selo, considera-se valor de aquisição o valor patrimonial tributário constante da matriz até aos dois anos anteriores à doação. "

Ora eu tenho a caderneta predial de 2012 em que foi feita uma avaliação nesse ano de 144000€, (a venda foi de 155000), agora a minha dúvida é naquele "até" que se encontra na lei! O valor patrimonial a considerar pode ser o do ano de 2012 ou é do ano de 2011 (que faz os 2 anos da doação)?

É que se for em 2011 a casa já só estava avaliada por 98000! É uma diferença grande para as mais valias!!

Obrigado

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

"...até aos dois anos anteriores..." é diferente de "...dois anos antes..."

Se a casa foi doada em 2013, eu diria que deve ser considerado o valor patrimonial obtido mais próximo da casa...
Até porque essa avaliação de 2011, eventualmente, até ainda estava feita pelas regras antigas, teria sempre havido uma reavaliação na altura da doação...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
tiagooliveira20

Pois, essa é também a minha interpretação, mas a contabilista que está a fazer o IRS diz que foi às finanças e que lá lhe disseram que não, que era pelo 98000 que se devia declarar por ser o valor 2 anos antes! 

Mas como já por várias vezes vi que o pessoal das finanças às vezes sabe menos que eu, já esperamos tudo deles!!

Obrigado

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Às vezes na pressa de dar uma informação, as pessoas também se enganam - errar é humano :) Manda a questão pelo eBalcão. Sempre serve como segunda opinião... se validar a opinião que ela recebeu nas Finanças, pronto... 

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa