Ir para o conteúdo
Entrar para seguir isto  
Visitante Ricardo Pinto

IRS 2ª Fase - alerta 029W

Recommended Posts

Visitante Ricardo Pinto

Boa noite!

Ao tentar submeter o IRS agora na 2ª fase obtive dois alertas.

Um deles apresenta a seguinte descrição:

• 029W : O valor declarado de rendimentos de capitais englobados é inferior ao conhecido para o contribuinte *********. Por favor verifique o correto preenchimento desse Anexo e, caso se justifique, tente esclarecer a divergência junto da(s) entidade(s) devedora(s).Esta mensagem deverá ser ignorada relativamente a rendimentos que tenham sido considerados nos anexos B ou C.

O contribuinte indicado é o da minha mulher e ela não tem anexo B nem C

Suponho que o "desse Anexo" indicado, cujo preenchimento deve ser verificado, seja o E - esta mensagem aparece sem esse anexo na declaração.

Pela consulta do artigo 5 do CIRS, que descreve quais os rendimento da categoria E, destaco a alínea a)  Os juros e outras formas de remuneração decorrentes de contratos de mútuo, abertura de crédito, reporte e outros que proporcionem, a título oneroso, a disponibilidade temporária de dinheiro ou outras coisas fungíveis;

Contraímos um crédito pessoal em Outubro, o que me parece configurar uma "abertura de crédito" que "proporciona a título oneroso a disponibilidade temporária de dinheiro." Sendo isto, estranho o banco só enviar na declaração fiscal a referência aos juros do crédito à habitação.

Confirmam que terá de ser preenchido também o anexo E, com indicação no quadro 4 do montante do crédito pessoal?

Tentarei de qualquer forma confirmar com o banco.

Muito obrigado pela ajuda!

Boas submissões (com reembolso de preferência),

Ricardo Pinto.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Ora explica-me lá que "juros ou outra forma de remuneração" é que ela ganha por contrair um crédito pessoal?

Não há mais nada naquele artigo que se possa encaixar nos rendimentos que ela teve no ano passado?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Paulo

Boa tarde,

Peço desculpa por estar a aproveitar este tópico, mas a mim também deu o mesmo erro. No meu caso como fiz em conjunto com a minha esposa deu o mesmo erro duas vezes. No meu caso a minha esposa não teve rendimentos no ano de 2015 e eu tive de trabalho dependente e independente. No entanto os do trabalho dependente não vinham preenchidos. E por isso alguém disse no facebook que provavelmente seria disso a mensagem. No entanto tb tenho casa comprada desde 2014 que não coloquei em lado nenhum e também há quem diga que pode ser disso...Qual será a causa mais provavél?

Obrigado.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Os rendimentos de capitais são os que estão descritos neste artigo: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cirs_rep/irs5.htm

Vários destes rendimentos (por exemplo, os juros de depósitos a prazo) estão sujeitos a taxas especiais e sofrem logo retenção na fonte. À partida não seria preciso declarar estes casos a menos que no anexo E se opte pelo englobamento (optar pelo englobamento e não declarar os juros de depósitos a prazo, por exemplo, daria direito a essa mensagem, suponho).

Se não estão a incluir o anexo E e não acham que tenham qualquer rendimento desta categoria que deva ser declarado, então o melhor é contactar as Finanças (por exemplo, enviando uma mensagem através do eBalcão) para perceber de onde vem a discrepância. Não seria o primeiro erro da aplicação que eles precisavam de corrigir (e nem, certamente, o último) mas só se houver relatos dos contribuintes a queixar-se é que esses problemas podem vir a ser corrigidos...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Ivo

Boa tarde,

Também me apareceu este erro  029W. Os juros do meu deposito a prazo sofreram logo retenção na fonte e no IRS não adicionei o anexo E, e deu-me este erro. Procurei informar-me com uma pessoa conhecida que trabalha nas finanças e foi-me dito que existe um erro informático, e aconselhou-me a não submeter já o IRS e aguardar uns dias.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ricaforrica

Boa noite!

Obrigado pelos vossos comentários.

Tinha colocado estas dúvidas noutro fórum, onde informaram também de que a nova versão do software (de hoje mesmo) já contém a correção adequada.
Experimentei e realmente já não aparece o erro 029W - só me falta então o resolver o 080W :)

Cumprimentos,

Ricardo.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entrar para seguir isto  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa