Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Guest Susana

Como partilhar as despesas do filho no IRS com o meu ex marido

Recommended Posts

Guest Susana

Bom dia,

Será que alguém me pode ajudar tenho uma dúvida no Irs, Sou divorciada e tenho um filho dependente, tenho o puder paternal mas nas despesas de saúde e educação eu e o pai pagamos a meias, como faço em relação ao IRS (só vejo dependentes em guarda conjunta e não é o caso). Obrigada

Guest Sol

Olá,

pelo que sei, só pode declarar a pensão de alimentos que recebe. O restante (mesmo sendo a meias) não pode - excepto na guarda partilhada.

Ainda pensei há uns tempos atrás que "aumentávamos" os valores que declaramos de pensão de alimentos, para compensar o Pai, mas para as finanças só conta o valor de pensão estabelecido por tribunal, ou o que esteja homologado em regulação de poder paternal. portanto os pais, infelizmente, são prejudicados.

pauloaguia

Eu acho que se tiver ficado fixado, junto com a pensão de alimentos, que o pai é responsável pelo pagamento a meias das despesas, deve poder deduzir essa metade como pensão de alimentos (uma vez que está fixado pelo tribunal). Agora, é melhor confirmar este entendimento junto das finanças... até porque a mãe teria de declarar essa metade das despesas como rendimento na pensão de alimentos também...

Já se isso resulta de um acordo particular entre os dois, então o acerto de contas tem que ser feito entre os dois também. Por exemplo, simular o imposto com e sem as despesas, e entregar ao pai metade da diferença, para compensar...

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa