Ir para o conteúdo
Entrar para seguir isto  
jaimix

[Duvida] Declaração de IRS Filhos/Solteiros/União de Facto

Recommended Posts

jaimix

Bom tarde,

Gostaria que me tentassem esclarecer a algumas duvidas.

Vivo à menos de 1 ano com uma pessoa, temos diferentes moradas fiscais ainda (somos solteiros) e entregamos sempre o IRS em separado.

Não temos nada declarado em que vivemos em união de facto. Apenas solteiros.

Ha 2 anos tivemos um filho.

Poderemos os 2 declarar como dependente? Ou só ela?

Desde já o meu obrigado  :)

Editado por jaimix

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
nfs

Jaimix desculpa utilizar o teu tópico mas o título serve bem para a minha dúvida 

Boas, a situação é  a seguinte a qual expus no e-balcão e recebi duas respostas:

Perante a entidade patronal tanto eu como a minha companheira estamos a declarar a união de facto, descontando como tal, vindo nas declarações de vencimento e declaração de rendimentos 2015 casados 2 titulares e 1 dependente, no entanto ao fazer as várias simulações verifico que nós é mais vantajoso submeter o IRS separados com a opção solteiros, sendo neste caso o dependente inserido numa das declarações, podemos nesta situação submeter como solteiros? Porque metendo união de facto e selecionando tributação conjunta " NÃO" não é tão vantajoso. 

Fiz a mesma pergunta no e-balcão de ambos em que cada um responde assim :

Resposta ao Meu:

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
Em face da sua questão e atendendo a que vivem como unidos de facto, poderão optar pela entrega da declaração de IRS/2015 em separado, escolhendo a opção solteiros. Neste caso de entrega da declaração de IRS em separado, o dependente só poderá constar numa das declarações.
Com os melhores cumprimentos 
AT- Autoridade Tributária e Aduaneira

Resposta a minha companheira :

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
No caso de optarem pela entrega em separado e atendendo a que são unidos de facto, o dependente, só pode constar numa das declarações modelo.3 de IRS/2015.

Atendendo a que na entidade patronal, optou por "casado 2 titulares", poderá submeter a declaração de IRS/2015 sozinha, mas terá de seleccionar a opção unidos de facto e escolher que NÃO opta pela tributação conjunta dos rendimentos.
Com os melhores cumprimentos 
AT- Autoridade Tributária e Aduaneira

Agradeço ajuda, a diferença é de apenas 80€ mas ainda dá pra comer uma boa mariscada 😁

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Consegues perceber de onde vem a diferença? Sinceramente não estou a ver em que é que preencher duas declarações como solteiros ou duas declarações como unidos de facto (nem sabia que tal era possível) faça diferença...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
nfs
há 6 horas, pauloaguia disse:

Consegues perceber de onde vem a diferença? Sinceramente não estou a ver em que é que preencher duas declarações como solteiros ou duas declarações como unidos de facto (nem sabia que tal era possível) faça diferença...

Desculpa Paulo mas não percebi a tua resposta, penso que ao preencher o modelo 3 se for em união de facto com tributação conjunta apenas se entrega uma declaração com os valores dos 2 sujeitos passivos, se escolher tributação separada entrega-se 2 declarações, mas pela simulação é  mais vantajoso entregar 2 declarações como solteiros e não como união de facto, no entanto pela resposta da AT fiquei sem saber se posso ou não, pela lógica devia ser obrigado a fazer como união de facto visto que desconto como tal, mas se for assim mais vale dizer no trabalho que somos solteiros não vejo vantagens nenhumas nisso

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Talvez porque não te dei resposta nenhuma :)

Fiz uma pergunta - onde está a diferença? É no cálculo do imposto apurado, na deduções...?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
nfs
há 1 hora, pauloaguia disse:

Talvez porque não te dei resposta nenhuma :)

Fiz uma pergunta - onde está a diferença? É no cálculo do imposto apurado, na deduções...?

Pois não sei, deve ser na dedução, mas mais vale um gajo ser solteiro 😁

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Riis1985

Boa Tarde,

Sou familia monoparental... vivo sozinha com o meu filho. Não existe guarda partilha nem nada em tribunais... Eu é recebo o abono de familia. No entanto a pai da criança perguntou-me se eu me importava que ele colocasse a criança no seu IRS. Isso é legal? uma vez que a criança mora comigo....

Muito obrigada a todos

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia
há 3 minutos, Visitante Riis1985 disse:

Sou familia monoparental... vivo sozinha com o meu filho. Não existe guarda partilha nem nada em tribunais... Eu é recebo o abono de familia. No entanto a pai da criança perguntou-me se eu me importava que ele colocasse a criança no seu IRS. Isso é legal? uma vez que a criança mora comigo....

Diz o Código do IRS, no seu artigo 13º:

Citação

consideram-se dependentes:
a) Os filhos, adotados e enteados, menores não emancipados, bem como os menores sob tutela;
b ) Os filhos, adotados e enteados, maiores, bem como aqueles que até à maioridade estiveram sujeitos à tutela de qualquer dos sujeitos a quem incumbe a direção do agregado familiar, que não tenham mais de 25 anos nem aufiram anualmente rendimentos superiores ao valor da retribuição mínima mensal garantida; 
c) Os filhos, adotados, enteados e os sujeitos a tutela, maiores, inaptos para o trabalho e para angariar meios de subsistência;
d) Os afilhados civis.

Aqui a minha dúvida é se se pode considerar que o teu filho está sob a tutela do pai apesar de morar noutro local.

Confirmem isso junto das Finanças.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entrar para seguir isto  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa