Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Su2016

    Não declarar filho no irs

    Recommended Posts

    Su2016

    Boa tarde a todos 

    Recorro a este fórum para encontrar respostas para uma dúvida que tenho! Eu e o meu ex companheiro tivemos um filho há dois anos atrás e separámo nos á sua nascença! Entretanto fomos para tribunal para a regularização do poder paternal e o meu ex começou a pagar a pensão de alimentos e os retroactivos referentes aos anos de 2014 e 2015. O que eu vim agora a descobrir é q o meu ex nunca declarou o filho no irs ou finanças, nem na empresa, ou seja o número de filhos foi sempre zero, o meu filho nunca existiu para ele! Apenas vai declarar o filho em 2017 porque começou a pagar a pensão de alimentos em Janeiro deste ano! 

    O que eu pretendo saber é se ele está a cometer alguma ilegalidade, visto que o nosso filho nasceu no final de 2013 e ele só o vai declarar no irs de 2017! E se irei ter algum problema por causa disso, dessa omissão perante as finanças e empresa dele! 

    Peço desculpa se não me expliquei correctamente e agradeço desde já a quem me puder ajudar!

     

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    Não está a cometer nenhuma ilegalidade. Se não declara o filho como dependente na declaração de IRS não há porque alertar a entidade patronal. Relativamente à declaração de IRS, como o filho não mora com ele não é dependente - só tem de o declarar se quiser deduzir o dinheiro gasto com a pensão de alimentos o que, segundo percebi, só começou a acontecer agora...

    Já agora, tu também não és obrigada a declarar o teu filho na tua declaração de IRS. Não quer dizer que ele não exista para ti, apenas que não queres incluí-lo na declaração. Naturalmente que tens interesse em fazê-lo, porque assim tens direito a deduções adicionais, mas não cometes nenhuma ilegalidade se não o fizeres...

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Your content will need to be approved by a moderator

    Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


    ×
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa