Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Sign in to follow this  
    tiago_pama

    Herança

    Recommended Posts

    tiago_pama

    Boa tarde. O meu nome é Tiago e gostava que me esclarecessem em relação ao prazo para se efectuar a renúncia de herança. Neste momento tenho 23 anos e a minha mãe faleceu quando tinha 12, na altura era um miúdo e nunca tais problemas (heranças) me passaram pela cabeça. Pelo facto de a minha mãe ter algumas dívidas comecei a pensar que poderia ser chamado a responder pelas mesmas, apesar de saber que só os bens herdados são responsáveis pelas dívidas herdadas. Neste momento é minha vontade repudiar a herança mas comecei a ler que o prazo máximo para tal é de 10 anos e já passaram 11 desde a morte da minha mãe (23-12). Queria saber se já nao tenho hipótese de a renunciar ou se pelo facto de apenas ser maior há 5 anos muda alguma coisa.

    obrigado desde já e cumprimentos

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites
    pauloaguia

    O que encontrei no Código Civil foi:

    Artigo 2059.º
    (Caducidade)
    1. O direito de aceitar a herança caduca ao fim de dez anos, contados desde que o sucessível tem conhecimento de haver sido a ela chamado. 
    2. No caso de instituição sob condição suspensiva, o prazo conta-se a partir do conhecimento da verificação da condição; no caso de substituição fideicomissária, a partir do conhecimento da morte do fiduciário ou da extinção da pessoa colectiva.

    Ou seja, há um prazo para aceitar a herança; não encontrei nenhum para a renúncia. Acresce, pelo artigo 2061º que a aceitação é irrevogável. Ou seja, uma vez aceite, a herança não pode ser renunciada. A dúvida é se ela já teria sido aceite anteriormente... sendo menor imagino que o detentor do teu poder paternal ou, em sua substituição o tribunal, o pudesse fazer por ti.

    Vai ao balcão de heranças mais próximo e tenta ver em que estado está isso. Esse provavelmente será também o melhor local para obteres a resposta que procuras (se depois a vieres partilhar connosco, podemos sempre aprender mais qualquer coisa)

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Your content will need to be approved by a moderator

    Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    Sign in to follow this  

    ×
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa