Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Cessação de actividade - dividas na Segurança social

belinda

Recommended Posts

Inicialmente gostava de pedir desculpas pelos erros gramáticais e ortográficos que possam se encontrar neste post. Não sou portuguesa e tenho muita dificuldade, especialmente quando se trata de coisas financeiras. Espero que consigo me fazer entender.

Estou em Portugal como trabalhador independente e sempre tive a minha situação financeira organizada. Devido a uma doença  estive fora do pais durante um tempo e dexei de tratar de resolver essas coisa de um dia para o outro.

aqui alguns factos:

fechei actividade de Setembro 2014 e voltei a abrir dia 30 de Março 2015 para no dia a seguir passar 3 recibos. Depois nunca mais tratei das coisas. Hoje voltei a entrar na Segurança Social Directo e apanhei um choque: tenho uma divida de 3000 € com a SS! entre marco 2015 e agora nunca mais passei recibos e não tive rendimentos, simplesmente esqueci-me de fechar a actividade...

Entrei no portal agora, pois queria voltar a passar recibos este Março.

Minha pergunta:

existe alguma possibilidade de reduzir as dividas? (não tenho esse dinheiro e também não acho justificado pois não tive rendimentos esse tempo todo)

Posso fechar a actividade no portal das finanças com data de Abril 2015 e informar a SS?

De qualquer maneira pretendo deslocar todos esses processos para um outro pais na Europa onde vou viver, mas gostava de deixar as coisas organizadas e pagar as minhas dividas.

Mal consigo dormir pois essa situação me põe muito preocupada.

Se alguém me puder ajudar com essa questão agradecia muitíssimo!

Saludos!

Belinda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quanto a poderes fechar a atividade com uma data anterior é uma questão de tentares... Sei que é possível fechar até algum tempo antes mas não sei se dá para ir até um ano inteiro para trás... é bem possível que tenhas de pagar alguma multa às Finanças pelo atraso a meter a declaração de encerramento de atividade...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigada Paulo pela resposta.

estou muito disposto de pagar uma multa por não ter entregue à cessação...só não consigo pagar a segurança social do ano inteiro sem ter tido qualquer rendimento. 

Vou tentar fechar actividade com data de abril 2015 e comunicar isso a SS.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites