Ir para o conteúdo
Entrar para seguir isto  
Visitante Cláudia Costa (visitante)

Sem rendimentos, mas venda de imóvel. Tenho de fazer irs?

Recommended Posts

Visitante Cláudia Costa (visitante)

Boa tarde,

Gostaria que me ajudassem na seguinte situação, que passo a expor:

Sou uma jovem desempregada (nunca estive empregada) e por isso nunca declarei IRS.

Este ano vendi um imóvel, pelo mesmo valor pelo qual o comprei, por isso penso que estará correcto dizer que não apurei mais-valias. 

No entanto, a nível de gastos, tenho algumas facturas que perfazem um valor na ordem das centenas de euros dedutíveis em IRS (já calculado no e-facturas).

Então a minha pergunta é: Sou obrigada a declarar IRS? Se sim, o que farão com o valor dedutível, vão dar-mo integralmente?

E já agora, não para este ano, mas talvez para o próximo, as mais valias com juros de contas a prazo tem de ser declaradas?

Aguardo atentamente.

Cumprimentos,

Cláudia Costa.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

És obrigada a preencher a declaração de IRS, sim, mas por causa da venda do imóvel, que é de declaração obrigatória.

Relativamente às despesas dedutíveis, é isso mesmo - elas são deduzidas ao valor do imposto a pagar. Se não tens imposto a pagar, não há onde deduzir as faturas, logo não vês dinheiro nenhum.

A menos, claro, que tenhas imposto a pagar. Pela descrição parece-me que vale a pena englobares na declaração de IRS os juros dos depósitos a prazo. Dessa forma, ao declarar o imposto que já pagaste com esses juros (retenção na fonte), já tens imposto onde podem ser deduzidas as despesas. No limite o fisco devolve-te então a totalidade do montante que foi retido na fonte para efeito de pagamento de imposto sobre os juros. Tens é de ter atenção que, nesse caso, tens de englobar mesmo todas as despesas cujo englobamento seja opcional.
É uma questão de, chegada a altura de meter a declaração de IRS, fazeres a simulação para ver se compensa ou não. Se não tens outros rendimentos, o mais normal é que compense (a menos que estejamos a falar de vários milhares de euros em juros).

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entrar para seguir isto  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa