Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• joanalg

Loja online - Facebook

Recommended Posts

joanalg

Boa tarde a todos!

Procuro aconselhamento relativamente a este assunto, pois as informações que tenho encontrado na net têm sido variadas e fiquei um pouco confusa relativamente ao tema.

Tenho 22 anos, sou estudante do ensino superior e estou a ponderar, como "part time", criar uma loja online no facebook para artigos de moda, que pretendo adquirir em grossistas (portanto, não serão produtos criados por mim).

Obviamente, não estou a expectar grandes lucros a partir daqui, apenas alguns euros, imagino, não para além de poucas centenas se o negócio correr bem.

A minha questão é: necessito de me colectar e de declarar as vendas que tiver? O que devo ter em conta, em termos de finanças e segurança social, para iniciar este projeto?

Muito obrigada!

mcatalao

Boa tarde.

Independente do tipo de actividade que venha a fazer, terá sempre de estar colectado ou criar uma empresa.

A diferença poderá estar no tipo de actividade, em que a venda de Serviços pode ser feita apenas abrindo actividade como empresário em nome individual. Em contrapartida, a distribuição e venda de produtos, é uma actividade com regras e legislação própria o que deverá obrigar não só a abrir actividade, como também a uma série de responsabilidades legais, como por exemplo a cobrança de IVA com a respectiva taxa a depender do tipo de produto, e da região do comprador.

Estas responsabilidade ainda são maiores, se efectuar vendas a (outros) países da união europeia, pois de acordo com a nova legislação de vendas online, que entrou em vigor no início de 2015, as lojas intra comunitárias, estão obrigadas a cobrar o iva no país do comprador, e a executar as respectivas remessas  de iva para os países de destino.

Uma sugestão, é a utilização de um "broker" de vendas que poderá gerir a tramitação de IVA. Por exemplo no caso de vendas de música, poderia ter um site ou pagina no facebook, que redirecciona para uma loja de musica online como o ITUNES. Não sei se já existe este serviço para produtos "físicos" (o ebay por exemplo já está a vender produtos novos, com lojas de todo mundo). Sugiro que se informe sobre este tipo de serviços, cada vez mais comuns.

Boa sorte.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa