Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• joanalg

Loja online - Facebook

Recommended Posts

joanalg

Boa tarde a todos!

Procuro aconselhamento relativamente a este assunto, pois as informações que tenho encontrado na net têm sido variadas e fiquei um pouco confusa relativamente ao tema.

Tenho 22 anos, sou estudante do ensino superior e estou a ponderar, como "part time", criar uma loja online no facebook para artigos de moda, que pretendo adquirir em grossistas (portanto, não serão produtos criados por mim).

Obviamente, não estou a expectar grandes lucros a partir daqui, apenas alguns euros, imagino, não para além de poucas centenas se o negócio correr bem.

A minha questão é: necessito de me colectar e de declarar as vendas que tiver? O que devo ter em conta, em termos de finanças e segurança social, para iniciar este projeto?

Muito obrigada!

mcatalao

Boa tarde.

Independente do tipo de actividade que venha a fazer, terá sempre de estar colectado ou criar uma empresa.

A diferença poderá estar no tipo de actividade, em que a venda de Serviços pode ser feita apenas abrindo actividade como empresário em nome individual. Em contrapartida, a distribuição e venda de produtos, é uma actividade com regras e legislação própria o que deverá obrigar não só a abrir actividade, como também a uma série de responsabilidades legais, como por exemplo a cobrança de IVA com a respectiva taxa a depender do tipo de produto, e da região do comprador.

Estas responsabilidade ainda são maiores, se efectuar vendas a (outros) países da união europeia, pois de acordo com a nova legislação de vendas online, que entrou em vigor no início de 2015, as lojas intra comunitárias, estão obrigadas a cobrar o iva no país do comprador, e a executar as respectivas remessas  de iva para os países de destino.