Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• cinda

dedução de IVA do imobilizado

Recommended Posts

cinda

Boa tarde,

Como trabalhador independente, tenho uma dúvida relativamente à dedução do IVA de equipamentos.

Em janeiro comprei um computador novo e queria saber se posso deduzir o IVA na totalidade na próxima declaração trimestral, ou se funciona como nas empresas onde o IVA é deduzido ao longo de um certo período. Neste caso, como devo proceder?

obrigada

coelho92

Boa tarde,

Como trabalhador independente, tenho uma dúvida relativamente à dedução do IVA de equipamentos.

Em janeiro comprei um computador novo e queria saber se posso deduzir o IVA na totalidade na próxima declaração trimestral, ou se funciona como nas empresas onde o IVA é deduzido ao longo de um certo período. Neste caso, como devo proceder?

obrigada

Boa noite,

Caso seja no regime simplificado, não poderá deduzir o IVA.

pauloaguia
    Caso seja no regime simplificado, não poderá deduzir o IVA.
    Não sei responder à pergunta original mas sei uma coisa: o IVA é o imposto sobre o valor acrescentado. Ou seja, só se paga imposto sobre aquilo que se acrescentou de valor ao produto.

Se eu comprar lã, fizer camisolas e as vender estando no regime de IVA e cobrando IVA aos meus clientes, posso deduzir o valor do IVA que paguei pela lã (e provavelmente até pelas agulhas).

Não é por estar no regime simplificado que perco o direito de deduzir o IVA suportado pelas matérias primas. Senão não era IVA, era simplesmente um imposto de venda.

coelho92
    Não sei responder à pergunta original mas sei uma coisa: o IVA é o imposto sobre o valor acrescentado. Ou seja, só se paga imposto sobre aquilo que se acrescentou de valor ao produto.

Se eu comprar lã, fizer camisolas e as vender estando no regime de IVA e cobrando IVA aos meus clientes, posso deduzir o valor do IVA que paguei pela lã (e provavelmente até pelas agulhas).

Não é por estar no regime simplificado que perco o direito de deduzir o IVA suportado pelas matérias primas. Senão não era IVA, era simplesmente um imposto de venda.

Paulo,

Podes ter razão no que dizes, no entanto a informação que tenho, normalmente os contabilistas aconselham:

Regime simplificado - Facturação até 10.000€/ano - Não deduz o I.V.A. -  Regime Isenção I.V.A.

Mas posso estar enganado.

pauloaguia
    Podes ter razão no que dizes, no entanto a informação que tenho, normalmente os contabilistas aconselham:

Regime simplificado - Facturação até 10.000€/ano - Não deduz o I.V.A. -  Regime Isenção I.V.A.

É óbvio que os contabilistas aconselham a ter um contabilista ::)  (eu também o aconselho a quem não percebe nada do assunto)

Mas isso que escreveste não quer dizer que acima dos 10.000€ se negue automaticamente todos esses regimes. Cada coisa tem o seu limite, não podes generalizar sem ir confirmar primeiro junto das fontes corretas...

Não se deduz IVA porque não se está no regime de IVA, tem-se isenção. Mas, mesmo abaixo dos 10.000€ pode-se prescindir dessa isenção e ficar no regime normal de IVA, altura em que passa a poder deduzir IVA.

E, como já te expliquei em muitos outros tópicos, o limite para o regime simplificado é 20 vezes superior aos 10.000€!

pauloagsantos

Boa tarde,

obrigada

se o portátil for indispensável à sua actividade profissional pode deduzir o IVA.

tb acho que está a fazer confusão entre dedução do IVA e amortização de imobilizado. As empresas vão amortizando ao longo do tempo os equipamentos que compram, agora o IVA é sempre deduzido na sua totalidade. Se por acaso deduzirmos mais iva do que as vendas que tivemos a diferença fica numa conta corrente nas finança e é usado na proxima declaração.

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa