Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• vitorfernandes

Coletar-me

Recommended Posts

vitorfernandes

Estou a estudar a hipótese de me colectar para poder vender o que sei fazer. As minhas competências vão desde o serviço de escritório, administração autárquica até ao desenho artístico passando pela escrita criativa. Será que me posso colectar sem actividade definida? algo do tipo: Serviços diversos?

Car84

Olá bom dia,

Já tive a oportunidade de ver que o fórum tem bastantes tópicos e informação, mas mesmo assim gostaria de colocar a seguinte questão: 

Fiquei desempregado e estou a receber subsídio de desemprego, mas agora pretendo coletar-me nas finanças pela primeira vez (como trabalhador independente) para poder reabrir um negócio de família.

Já me disseram que tenho de "tirar o meu cartão" depois de me coletar. E também que quem se coleta, pela primeira vez, fica isento de pagar IVA durante 1 ano.

Será que ainda é assim?

Que benefícios tenho e que deveres tenho?

O que devo fazer para todo este processo?

Obrigado

pauloaguia
    Fiquei desempregado e estou a receber subsídio de desemprego, mas agora pretendo coletar-me nas finanças pela primeira vez (como trabalhador independente) para poder reabrir um negócio de família.

Já me disseram que tenho de "tirar o meu cartão" depois de me coletar. E também que quem se coleta, pela primeira vez, fica isento de pagar IVA durante 1 ano.

Será que ainda é assim?

Que benefícios tenho e que deveres tenho?

O que devo fazer para todo este processo?

Não sei a que cartão se referem - eu abri atividade há já 15 anos e tirando o cartão de contribuinte (que agora é o cartão do cidadão) nunca tive qualquer outro cartão das Finanças...

Relativamente ao IVA, se estimares um volume de negócios inferior a 10.000€ anuais (ou um volume proporcional até ao fim do primeiro ano) ficas fora do regime de IVA. Se/quando ultrapassares esse limite deves comunicar o facto às Finanças para ser enquadrado no regime de IVA, altura em que o deves começar a cobrar aos teus clientes.

A isenção de 1 ano é para a Segurança Social - se nunca estiveste coletado como trabalhador independente terás isenção durante o primeiro ano - depois, em Outubro serás enquadrado no escalão que se aproximar mais dos teus rendimentos.

O processo é relativamente simples - entregas uma declaração de início de atividade nas Finanças (podes fazê-lo online) e depois as Finanças informas a Segurança Social. De cada vez que te pagarem, passas um recibo verde (online). Se estiveres no regime de IVA tens de entregar a declaração de IVA regularmente, mesmo que não tenhas volume de negócios no período correspondente. A Segurança Social entrará em contacto contigo quando for para começares a pagar. E claro, tens de entregar a declaração de IRS, com os rendimentos que fores tendo.

Antes disso deves tomar uma decisão importante - queres ficar no regime simplificado ou no de contabilidade organizada? Há duas diferenças importantes:

- na contabilidade organizada precisas de contratar um contabilista e tudo tem de passar por ele; no regime simplificado és tu que tratas de tudo

- na contabilidade organizada podes deduzir as despesas que efetivamente tenhas com a tua atividade (Seg. Social, materiais, deslocações, o contabilista, etc); no regime simplificado o fisco assume que os teus rendimentos são uma percentagem do teu volume de negócios (dá uma vista de olhos ao art. 31º do CIRS: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs31.htm) Se for uma atividade com muitas despesas pode valer a pena estar com contabilidade organizada para seres tributado só pelo teu lucro efetivo.

Digo que tens de tomar esta decisão antes, porque uma vez escolhido o regime simplificado, ficas nele durante 3 anos, antes de poder mudar...

O meu conselho é ires às Finanças colocar todas estas questões (as que tenham a ver com as finanças, bem entendido). Até se pode dar o caso de abrir atividade como trabalhador independente não ser o mais indicado para ti e ser preferível avançar antes como empresário em nome individual, por exemplo.

Algo a esclarecer junto das Finanças, em função do teu caso concreto...

Car84

Obrigado pela informação!

Penso que talvez o meu caso seja mais para o de empresário em nome individual.

Acho que o procedimento deve ser idêntico.

Também me disseram que no caso da criação de um negócio próprio (por parte de quem estava a receber subsídio da segurança social), a segurança social dá a totalidade do valor que o sujeito iria receber durante os meses de desemprego, para poder abrir esse mesmo negócio.

Será que é assim?

pauloaguia

Também me disseram que no caso da criação de um negócio próprio (por parte de quem estava a receber subsídio da segurança social), a segurança social dá a totalidade do valor que o sujeito iria receber durante os meses de desemprego, para poder abrir esse mesmo negócio.

Será que é assim?

Informação retirada do site da Segurança Social:
    Pagamento do montante único

O montante do subsídio de desemprego pode ser pago por uma só vez, no caso do beneficiário apresentar no centro de emprego projeto de criação do próprio emprego:

Pagamento global - Se o projeto for aprovado.

Neste caso, o beneficiário não pode acumular o exercício dessa atividade com outra remunerada, durante o período em que é obrigado a manter a atividade inerente à criação do seu emprego.

Pagamento parcial - Se tiver as despesas elegíveis do projeto não ultrapassem o montante único. Neste caso, o beneficiário continua a receber o subsídio correspondente ao valor remanescente que não foi pago de uma só vez.

Car84

Obrigado pela informação disponibilizada!

Já agora, um bom ano de 2015!

Cumprimentos

pauloagsantos
    há 18 horas, Visitante andre Ferreira disse:

boa tarde gostaria de saber se se paga para coletar obrigada

Não se paga nada por se colectar, no entanto depois de se colectar pode passar a ter custos.

custos com a segurança social:

Se for trabalhador por contra de outrem, pode pedir isenção das contribuições para a seg, social. Se não for, e for a primeira vez que abre a actividade, pode pedir isenção durante um ano. Se facturar pouco, menos que 6x o IAS (cerca de 2.500€), também pode pedir a isenção. For isso, mediante os rendimentos é enquadrado num escalão e paga todos os meses um valor para a seg. social. No escalão mais baixo, paga 124,09€ todos os meses.

impostos:

se ganhar mais que 10.000€ por ano, terá que passar a pagar IVA e fazer retenção na fonte. Se não se entender com o IVA e como tem uma declaração periódica para entregar ás finanças, poderá ter ainda que contratar os serviços de um contabilista.

Guest Diogo

Boa noite 

quero iniciar atividade como vendedor ambulante, vendo fruta e legumes de porta a porta e em lugar fixo dentro das cidades. A minha dúvida é se tenho de me colectar pondo-me apenas a recibos verdes ou se tenho de me colectar com algum CAE

Obrigado

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa