Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• duvidas regime simplificado

Visitante Gonçalo Marques

Recommended Posts

Visitante Gonçalo Marques

Boas a toda a comunidade deste forum.  ;D

vou directo ao assunto e coloco então as minhas duvidas  :)

1º para aderir ao regime simplificado onde me dirijo?

2º fico com contribuinte de empresa e devo escolher uma CAE?

3º é preciso ter contabilidade organizada sendo uma loja online?

4º posso abrir 3 ou 4 lojas online tudo inserido no mesmo registo no regime simplificado?

Desde já obrigado a todos aqui no forum e parabéns pelo grande conhecimento que este nos proporciona  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1º para aderir ao regime simplificado onde me dirijo?

Às Finanças

2º fico com contribuinte de empresa e devo escolher uma CAE?

Se abrires atividade como trabalhador independente usas o teu número de contribuinte pessoal. Acho que só se abrires uma empresa é que tens um número de contribuinte de pessoa coletiva, mas isso já envolve mais alguma burocracia.

3º é preciso ter contabilidade organizada sendo uma loja online?
    Não. A menos que tenhas um volume de negócios elevado (salvo erro mais de 150.000€, mas é melhor confirmares este valor).

4º posso abrir 3 ou 4 lojas online tudo inserido no mesmo registo no regime simplificado?
    Podes.

Só por curiosidade: o que achas tu que é o regime simplificado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Regime simplificado será o regime que permite ter um coeficiente utilizado pelas finanças para cobrar sobre os meus lucros certo?

A nível de facturação como posso passar facturas? existe um modelo para elas?

que outras obrigações tenho para com Seg social etc.? (eu estou empregado a loja online seria aparte)

Desde já muito obrigado pelas respostas  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Regime simplificado será o regime que permite ter um coeficiente utilizado pelas finanças para cobrar sobre os meus lucros certo?

Sim, é mais ou menos isso. Também quer dizer que não podes deduzir despesas (por exemplo, não podes deduzir as contribuições com a SS, os custos com o registo de domínios, hosting, etc)

A nível de facturação como posso passar facturas? existe um modelo para elas?
    Se abrires atividade como trabalhador independente passas um recibo verde, a partir do portal das Finanças: https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/CD/external/sire/obterREForm.action

que outras obrigações tenho para com Seg social etc.? (eu estou empregado a loja online seria aparte)
    Se estás a descontar como trabalhador por conta de outrem, à partida ficarás isento de contribuir para a SS.

Mas é uma questão de procurares mais informação sobre contribuições no site da SS.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não posso deduzir despesas como assim? Não percebi essa parte...

Por exemplo, suponhamos que vais pagar um preço pelo registo do domínio do site dessa loja. E naturalmente vais pagar alguma coisa pelos produtos que vendes (ou pelas matérias primas para os fazer). E, se não estiveres isento, há ainda os descontos para a SS pelo facto de teres atividade aberta .

Num regime de contabilidade organizada podes deduzir esse custo (juntamente com todos os outros) ao dinheiro que fazes com as vendas. No fim és tributado apenas sobre o teu lucro efetivo (ex: 1000€ em produtos vendidos - 5€ pelo registo do domínio - 300€ de descontos para a SS - 500€ em produtos comprados para vender - 50€ para o contabilista => 145€ de lucro que será tributado).

No regime simplificado o fisco assume que os lucros são uma percentagem do volume de negócios - no caso das vendas, 15% (1000€ em produtos vendidos => 150€ de rendimento tributável)

Esse recibo verde pode então ser enviado em formato digital para os meus futuros clientes é isso?

Tinha-me esquecido que era para uma loja online. Os recibos verdes são só para prestações de serviços.

Para vendas de produtos tens de passar uma fatura - podes comprar um livro de faturas numa papelaria ou usar software de faturação certificado pelas Finanças para o efeito (há alguns que emitem as faturas online)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites