Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Guest Ric_89

Renúncia à herança

Recommended Posts

Guest Ric_89

Boa noite, neste momento sou cabeça de casal de uma herança que recebi do meu avô materno. Os outros herdeiros são os meus dois irmãos e duas tias minhas (a minha mãe já faleceu pelo que eu e os meus dois irmãos recebemos apenas 1/3 do total da herança, representando a minha mãe).

Gostaria de saber como posso renunciar à herança, onde o posso fazer, se há algum custo associado e o mais importante: posso transferir a minha parte da herança para os meus dois irmãos de forma equitativa (50% para cada um deles)?

Agradeço desde já a atenção

pauloaguia

Não sei se há custos mas, se os houver, provavelmente serão mínimos.

Relativamente aos procedimentos é uma questão a colocar junto de uma conservatória, por exemplo.

Renunciando à herança os teus descendentes são chamados a ficar com a tua parte. Não havendo descendentes, deverá ficar para os teus irmãos, sim (na prática, a parte da vossa mãe é dividida por eles os dois porque tu renunciaste). Atenção que te tiveres dívidas, os teus credores podem também invocar o direito a ficar com o quinhão a que renunciaste...

Agora, como tu és o cabeça de casal, imagino que haja por aí algumas confusões burocráticas. Não sei se podes ficar a gerir o património que renuncias receber. Quando fores à conservatória, se calhar mais vale ir logo com uma das tuas tias ou dos teus irmãos, para ficarem eles como cabeça de casal, se for preciso...

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa