Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Mng

Menos valias

Recommended Posts

Mng

Boa tarde,

Sou trabalhador dependente e este ano tive necessidade de vender todas as acções que detinha. No total tive menos valia (entre mais e menos valias). Devo declarar e como?Se declarar só o posso fazer no anexo g? Adicionalmente como uma das contas estava em nome da minha companheira e meu, o banco repartiu as menos valias. Temos que declarar em separado também?

Obrigado

ruicarlov

Se o banco separou por si e pela sua companheira, também terão de declarar em separado (estou a assumir que não entregam o IRS juntos como unidos de facto).

Quanto à declaração em si, o saldo global entre as mais e menos valias é de facto colocado no anexo G. Se o resultado é negativo, naturalmente que não paga nenhum imposto isso.

Há a hipótese de optar pelo englobamento, o quer permite abater as menos valias deste ano em possíveis mais-valias de anos futuros (2 anos). No entanto, é preciso fazer bem as contas, pois em caso de optar pelo englobamento tem de declarar também todos os rendimentos de depósitos a prazo, certificados, etc. Dependendo dos montantes envolvidos, pode ser melhor não englobar.

Mng

Caro Rui

Muito obrigado pelo esclarecimento. De facto entrego em separado da minha companheira e não como união de facto.

Cumprimentos

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa