Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    Jo@o B@rreir@

NIF intracomunitario

Recommended Posts

Jo@o B@rreir@

Boa tarde.

A fazer compras online para a minha empresa ( sociedade por cotas com actividade isenta de IVA) em sites europeus deparei-me com a possibilidade de não ser cobrado o IVA nestas transações se tiver um NIF intracomunitário válido. Fui verificar ao site ( http://ec.​europa.eu/​taxation_c​ustoms/vie​s/vatRespo​nse.html?l​ocale=pt) e parece que o NIF da minha empresa não é válido. Sabem-me dizer em que condições a empresa poder ter um NIF válido para esse efeito ?  Posso solicitar a alteração nas finanças ?

Obrigado

D@vid

Boa tarde.

A fazer compras online para a minha empresa ( sociedade por cotas com actividade isenta de IVA) em sites europeus deparei-me com a possibilidade de não ser cobrado o IVA nestas transações se tiver um NIF intracomunitário válido. Fui verificar ao site ( http://ec.​europa.eu/​taxation_c​ustoms/vie​s/vatRespo​nse.html?l​ocale=pt) e parece que o NIF da minha empresa não é válido. Sabem-me dizer em que condições a empresa poder ter um NIF válido para esse efeito ?  Posso solicitar a alteração nas finanças ?

Obrigado

NIF válido mas é da empresa onde vai comprar as coisas.

Jo@o B@rreir@

Penso que neste caso as duas entidades envolvidas ( quem compra e quem vende) tem de ter um NIF intracomunitario válido. No site referido anteriormente diz para contactar as finanças. Alguém sabe entretanto quais serão os requisitos ?

Obrigado

D@vid

Penso que neste caso as duas entidades envolvidas ( quem compra e quem vende) tem de ter um NIF intracomunitario válido. No site referido anteriormente diz para contactar as finanças. Alguém sabe entretanto quais serão os requisitos ?

Obrigado

NIF só há um, de 9 números, é o NIF Português, terá de estar válido no sentido de existir claro, agora relativamente ao NIF estrangeiro pass-se o mesmo, esse site serve mesmo pra isso, para se colocar o NIF da empresa estrangeira para ver se está válido ou se não é uma empresa fantasma.

Jo@o B@rreir@

Obrigado David.

O meu NIF existe, é composto pelos habituais 9 digitos e vem referido na certidão permanente do portal da empresa. Penso que na abertura da actividade da empresa nas finanças devo ter colocado algo como "não executo transações intracomunitárias" pelo que o NIF não está registado como válido para esse efeito. A questão é se basta apenas alterar esse item nas finanças e se implica outras obrigações fiscais. Não tenciono vender os meus serviços para o estrangeiro mas poderia estar interessado em adquirir alguns instrumentos a partir de outros paises da união europeia.

Ra

O facto de aparecer inválido não quer dizer que não existe.

Quer dizer que a entidade não é sujeito passivo de iva no seu país.

Certamento é o caso, a sua empresa não é considerada sujeito passivo de iva porque pratica operações isentas.

Pode adquirir ao fornecedor intracomunitário, sujeitando-se ao pagamento do iva que terá de ser faturado pelo fornecedor.

No entanto, existem duas excepções:

- Optar pelo pagamento do iva cá

- Quando ultrapassar 10000 euros em compras intracomunitárias, fica obrigado a pagar o iva cá.

Artigos 5º, 25º e 29º do RITI.

Guest Nelson

Boa noite.

O meu NIF (contribuinte pessoal) é intra comunitário? Em caso negativo, como faço para torna-lo intra comunitário?

Obrigado.

Pedro Pais
    há 30 minutos, Visitante Nelson disse:

Boa noite.

O meu NIF (contribuinte pessoal) é intra comunitário? Em caso negativo, como faço para torna-lo intra comunitário?

Obrigado.

Depende do que tiver colocado na abertura de actividade / passagem ao regime normal de IVA. Pode sempre entregar uma declaração de alteração de actividade.

• Upvote 1

Manuel Nunes

É facil, é uma questão lógica e de interpretação de português, (coisa que ninguem faz, ou raramente se faz, LER, LER as letras pequeninas TODAS... )

QUANDO preenchemos o INICIO DE ACTIVIDADE da empresa ou em nome individual, ha um campo onde se indica a empresa faz: TRASACÇÔES INTRACOMUNITARIAS.  - SIM - NAO
    obviamente por defeito se não indicarmos NADA fica rá por defeito =não... é preciso indicar SIM.

Portanto o que temos que fazer é primeiro ir a SITE DAS FINANCAS.PT e obter COMPROVATIVO de ATIVIDADE; depois PREENCHER O DOCUMENTO ALTERAÇÃO DE ACTIVIDADE e preencher tudo como como está no comprovativo, mas ALTERA esta indicação...

e pronto automaticamente ficará com o registo no VIES. sem burocracias, nem mais nada.. simples e TUDO ONLINE sem precisar pedir "batatinhas" a ninguem....

migjac

No caso de ter id-vat válido  para operações intracomunitárias, não tenho que pagar IVA?

Quando a mercadoria chegar não tenho que liquidar IVA com as finanças?

Eu passo recibos verdes e pago IVA das actividades em Portugal.

Guest Paulo Bernardo e Sousa
    A 14/04/2020 às 13:14, Manuel Nunes disse:

É facil, é uma questão lógica e de interpretação de português, (coisa que ninguem faz, ou raramente se faz, LER, LER as letras pequeninas TODAS... )

QUANDO preenchemos o INICIO DE ACTIVIDADE da empresa ou em nome individual, ha um campo onde se indica a empresa faz: TRASACÇÔES INTRACOMUNITARIAS.  - SIM - NAO
    obviamente por defeito se não indicarmos NADA fica rá por defeito =não... é preciso indicar SIM.

Portanto o que temos que fazer é primeiro ir a SITE DAS FINANCAS.PT e obter COMPROVATIVO de ATIVIDADE; depois PREENCHER O DOCUMENTO ALTERAÇÃO DE ACTIVIDADE e preencher tudo como como está no comprovativo, mas ALTERA esta indicação...

e pronto automaticamente ficará com o registo no VIES. sem burocracias, nem mais nada.. simples e TUDO ONLINE sem precisar pedir "batatinhas" a ninguem....

A 14/04/2020 às 13:14, Manuel Nunes disse:

Esta hipótese também se aplica a contribuintes individuais, i.e., pode um contribuinte singular ter atributos de NIF intra-comunitário? Se sim, como se faz?