Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• laurateixxeira

Mãe como ascendente

Recommended Posts

laurateixxeira

Bom dia,

Sera que alguém me poderia ajudar numa duvida que ja tenho a bastante tempo?

Moro com a minha mãe que tem uma reforma  de 217,00 euros mensais,sendo eu o principal sustento da casa.

Sera que tenho algum vantagem em colocar a minha mãe como minha ascendente?

Obrigado

ABCD

Bom dia,

Sera que alguém me poderia ajudar numa duvida que ja tenho a bastante tempo?

Moro com a minha mãe que tem uma reforma  de 217,00 euros mensais,sendo eu o principal sustento da casa.

Sera que tenho algum vantagem em colocar a minha mãe como minha ascendente?

Obrigado

Sim, tem toda a vantagem em colocar a sua mãe como ascendente na sua declaração de IRS.

A dedução por cada ascendente em comunhão de habitação com o contribuinte e rendimento igual ou inferior à pensão mínima do regime geral é de 261,25€;

A dedução por apenas um ascendente em comunhão de habitação com o contribuinte e rendimento igual ou inferior à pensão mínima do regime geral é de 403.75€;

A dedução por ascendente portador de deficiência é de 712,50€.

Pode verificar a diferença entre incluir, ou não, a sua mãe no seu IRS usando o simulador que se encontra no seguinte link: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=9548.0

Guest rx

Boa noite

Tenho uma ascendente (mãe) em conhumão de habitação. A pensão mensal é de 303,23€/mês mas em 2013 totalizou apenas 3113,18€ porque só iniciou o pagamento no decorrer do ano. Posso ou não incluir na minha declaração e se devo desclarar este rendimento anual?

A não ser possível incluir deverá esta ascendente apresentar uma declarar autonomamente?

Muito Obrigado

ABCD

Boa noite

Tenho uma ascendente (mãe) em conhumão de habitação. A pensão mensal é de 303,23€/mês mas em 2013 totalizou apenas 3113,18€ porque só iniciou o pagamento no decorrer do ano. Posso ou não incluir na minha declaração e se devo desclarar este rendimento anual?

A não ser possível incluir deverá esta ascendente apresentar uma declarar autonomamente?

Muito Obrigado

A resposta anterior, creio, continua a ser válida para o seu caso!...

Guest Isidro102294

Boa Tarde, 

Vivo com a minha mãe quem tem a pensão minima de sobrevivência uma vez que é deficiente com com mais de 70% de incapacidade, posso colocar como ascendente com deficiencia na minha declaração de IRS?

Obrigado.

pauloaguia

Da ajuda ao preenchimento:

Citação

No quadro 7A são identificados os ascendentes que vivam, efetivamente, em comunhão de habitação com os sujeitos passivos, desde que não aufiram rendimentos superiores à pensão mínima do regime geral, não podendo o mesmo ascendente ser incluído em mais do que um agregado familiar.

Para além da identificação dos ascendentes, deve indicar-se, se for caso disso, o respetivo grau de incapacidade permanente, quando igual ou superior a 60%, desde que devidamente comprovado através de atestado médico de incapacidade multiúso.

Em 2015 o valor anual da pensão mínima do regime geral é de 3.667,30€ .

Guest Isidro102294
    há 28 minutos, pauloaguia disse:

Da ajuda ao preenchimento:

Obrigado pela explicação. Nesta caso a minha mãe auferiu 4,259,32€ em 2015 logo nao entra correcto?

Guest RuiMorgan
    há 5 horas, Guest Isidro102294 disse:

Obrigado pela explicação. Nesta caso a minha mãe auferiu 4,259,32€ em 2015 logo nao entra correcto?

Tendo em conta este exemplo: se estivessemos a falar de dois ascendentes em que apenas um deles tem este rendimento, no total dos €4,259,32, já poderiam entrar para dedução? 

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa