Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Sign in to follow this  
    raquel.to

Tenho dois empregos como funciona o IRS?

Recommended Posts

raquel.to

Pretendia obter uma informação:

Tenho um emprego actualmente onde o rendimento mensal são 780€,

a entidade patronal faz os respectivos descontos,

e trabalho também noutra empresa, ou seja em ambas por conta de outrém, mas nesta segunda o rendimento mensal será de 150€, pretendia saber se tenho tb de fazer irs sobre este valor?

Como funciona nesta situação?

Será que terei muito a pagar no final?

Obrigado

radical_pt

Pretendia obter uma informação:

Tenho um emprego actualmente onde o rendimento mensal são 780€,

a entidade patronal faz os respectivos descontos,

e trabalho também noutra empresa, ou seja em ambas por conta de outrém, mas nesta segunda o rendimento mensal será de 150€, pretendia saber se tenho tb de fazer irs sobre este valor?

Como funciona nesta situação?

Será que terei muito a pagar no final?

Obrigado

No segundo caso, se tiveres contrato, estás isenta da retenção na fonte (dado ser um valor mto abaixo do salário mínimo).

Quanto ao IRS tens de declarar os montantes em conjunto, ou seja, todo o teu rendimento e respectivos descontos são englobados para efeitos de rendimentos da Categoria A, assim como as deduções incidem sobre o montante total.

Basicamente, não importa de quantas fontes diferentes provém o rendimento: o mais importante é mesmo o escalão de rendimentos total, sobre o qual incide a taxa. No teu caso, esses 150 € é uma quantia tão baixa que não se reflectirá praticamente em termos de IRS apurado...

Guest Joao G.

boa tarde 

desde junho que tenho 2 empregos a tempo inteiro 8h cada por conta de outrem. Gostava se possivel ver esclarecidas algumas duvidas . 1 Em caso de baixa medica recebo referente ao valor dos 2 que entra na segurança social? 2 sao feitos descontos dos 2 no caso de um dia a reforma é contabilizado pelo valor dos 2 ou so de 1? 3- para efeitos de IRS desconto dos 2 , será que irei ter de pagar muito depois devido ao aumento de rendimento?

Guest PJA
    A 21/11/2017 às 16:37, Visitante Joao G. disse:

desde junho que tenho 2 empregos a tempo inteiro 8h cada por conta de outrem. Gostava se possivel ver esclarecidas algumas duvidas . 1 Em caso de baixa medica recebo referente ao valor dos 2 que entra na segurança social? 2 sao feitos descontos dos 2 no caso de um dia a reforma é contabilizado pelo valor dos 2 ou so de 1? 3- para efeitos de IRS desconto dos 2 , será que irei ter de pagar muito depois devido ao aumento de rendimento?

Relativamente à Segurança Social, a maioria das prestações (como o subsídio de doença ou a reforma) são calculadas com base no rendimento de referência, que depende daquilo que desconta em cada mês, independentemente de onde vem.

http://www.seg-social.pt/subsidio-de-doenca  http://www.seg-social.pt/pensao-de-velhice

Já quanto ao IRS, os descontos são feitos com base no escalão da cada um dos rendimentos individualmente. Como cada um dos patrões não conhece o outro, nem sabe quanto ganha por fora, não poderia ser de outra forma. No entanto, isso quer dizer, que ao somar os dois rendimentos vai ficar provavelmente num escalão mais alto, sujeito a uma taxa de IRS mais alta. Assim sendo, há uma forte probabilidade de ainda vir a ter de pagar algum do imposto em falta, depois de feitos os cálculos ao submeter a declaração de IRS no próximo ano, dado que o que lhe vai sendo retido agora, deverá ser insuficiente para cobrir tudo...