Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Investir em imobiliário

Recommended Posts

Comprei o imóvel (T1) novo e a única manutenção que levou neste tempo todo foi uma pintura.

A taxa de IRS a pagar é de 28% sobre a renda certo?

Outra questão...

Por exemplo quando se aluga a casa com electrodomésticos e se houver alguma avaria por exemplo num forno, micro ondas ou frigorífico de quem fica a cargo a reparação e os custos da mesma?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 61
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• ABCD

20

• FoxNinja

7

• --------

6

• Bushy

5

Top Posters In This Topic

1. Comprei o imóvel (T1) novo e a única manutenção que levou neste tempo todo foi uma pintura.

2. A taxa de IRS a pagar é de 28% sobre a renda certo?

Outra questão...

3. Por exemplo quando se aluga a casa com electrodomésticos e se houver alguma avaria por exemplo num forno, micro ondas ou frigorífico de quem fica a cargo a reparação e os custos da mesma?

1. Nesse caso, como já passaram 8 anos aconselho-o vivamente a pedir uma reavaliação do seu imóvel.

2. http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=10044.msg89785#msg89785

3. O inquilino deve zelar pela manutenção e conservação do imóvel que encontrou. No entanto, se surge uma avaria num equipamento, como faz prova de que foi ele que estragou ou que se deveu a um acidente fortuito devido a uma descarga elétrica? Pode incluir uma cláusula no contrato mas, optando por arrendar o imóvel mobilado/equipado sujeita-se a estes "percalços"/despesas extras!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os 28% são aplicados mês a mês ou são deduzidos apenas no final quando se faz o IRS?

Desculpem estas perguntas meias básicas, mas é um tema novo para mim.

Não se repita e não interprete erradamente o que lhe vou dizer. Já lhe forneci as ferramentas e sei que já leu o que tenho escrito neste e noutros tópicos. Cabe-lhe a si fazer algum trabalho de casa...

Posto isso, devo dizer-lhe também que não precisa de se preocupar com retenções na fonte, pois o valor que irá receber de rendas caso tudo se concretize como espera não é significativo. Isso aplica-se nos casos em que as rendas são superiores a 10000€ e haja contabilidade organizada. Sendo para habitação dificilmente isso acontece a não ser nos casos, como já apareceu por aqui noutro tópico, de inquilinos que usam a casa como habitação e local de trabalho.

Em relação a mobilias e eletrodomésticos, poderá fazer uma "adenda" contabilizando a sua existência. Se no final "desaparecer" algum pode pedir para ser ressarcido. No outro caso, já falado anteriormente, será como lhe disse.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 9 months later...
    Visitante Maria Manuel

bom dia, acrescento esta informação ao tópico porque considero útil. arrendei uma casa com eletrodomésticos, no  final do ano passado. essa casa nunca foi a habitação permanente. fiz tudo direito (contracto entregue nas finanças...) tive de fazer obras: assim sendo, tive claramente prejuízos muito superiores aos do lucro: como transitam estes prejuízos para o ano seguinte;

e outra coisa, se eu tiver de comprar um eletrodoméstico, posso fazer a respetiva dedução do valor em encargos no irs?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As deduções possíveis aos rendimentos prediais são as que estão contempladas no Código do IRS, artigo 41º: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs45.htm

1 - Aos rendimentos brutos referidos no artigo 8.º deduzem-se as despesas de manutenção e de conservação que incumbam ao sujeito passivo, por ele sejam suportadas e se encontrem documentalmente provadas, bem como o imposto municipal sobre imóveis e o imposto do selo que incide sobre o valor dos prédios ou parte de prédios cujo rendimento seja objeto de tributação no ano fiscal.

2 - No caso de fracção autónoma de prédio em regime de propriedade horizontal, deduzem-se também os encargos de conservação, fruição e outros que, nos termos da lei civil, o condómino deva obrigatoriamente suportar, por ele sejam suportados, e se encontrem documentalmente provados.

3 - Na sublocação, a diferença entre a renda recebida pelo sublocador e a renda paga por este não beneficia de qualquer dedução.

Ou seja, a nova máquina de lavar não me parece que seja dedutível.

Quanto às obras, se ficaste com prejuízo, quer dizer que não vais pagar imposto. Mas não há qualquer provisão relativamente a prejuízos dos rendimentos da categoria F serem passados para anos seguintes.

A este propósito, o novo CIRS (sobre os rendimentos deste ano, declaração do próximo ano) já é um pouco diferente:

1 — Aos rendimentos brutos referidos no artigo 8.º deduzem -se, relativamente a cada prédio ou parte de prédio, todos os gastos efetivamente suportados e pagos pelo sujeito passivo para obter ou garantir tais rendimentos, com exceção dos gastos de natureza financeira, dos relativos a depreciações e dos relativos a mobiliário, eletrodomésticos e artigos de conforto ou decoração.

2 — No caso de fração autónoma de prédio em regime de propriedade horizontal, são dedutíveis, relativamente a cada fração ou parte de fração, outros encargos que, nos termos da lei, o condómino deva obrigatoriamente suportar e que sejam efetivamente pagos pelo sujeito passivo.

3 — Caso o sujeito passivo detenha mais do que uma fração autónoma do mesmo prédio em regime de propriedade horizontal, os encargos referidos no número anterior são imputados de acordo com a permilagem atribuída a cada fração ou parte de fração no título constitutivo da propriedade horizontal.

4 — Caso o sujeito passivo arrende parte de prédio suscetível de utilização independente, os encargos referidos no número anterior são imputados de acordo com o respetivo valor patrimonial tributário ou, na falta deste, na proporção da área utilizável de tal parte na área total utilizável do prédio.

5 — O imposto municipal sobre imóveis e o imposto do selo, pagos em determinado ano, apenas são dedutíveis quando respeitem a prédio ou parte de prédio cujo rendimento seja objeto de tributação nesse ano fiscal.

6 — Na sublocação, a diferença entre a renda recebida pelo sublocador e a renda paga por este não beneficia de qualquer dedução.

7 — Podem ainda ser deduzidos gastos suportados e pagos nos 24 meses anteriores ao início do arrendamento relativos a obras de conservação e manutenção do prédio, desde que entretanto o imóvel não tenha sido utilizado para outro fim que não o arrendamento.

8 — Os gastos referidos nos números anteriores devem ser documentalmente comprovados.

O que me parece querer dizer que, se não deduzires essas obras este ano podes continuar a fazê-lo para o próximo (se só arrendaste no fim do ano passado, poderás ter mais onde deduzir). Mas confirma esta interpretação junto das finanças antes de deixares de declarar as obras este ano...
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...
    • 3 months later...

Boas pessoal.

Comprei uma prédio. Uma loja, e dois apartamentos. Todos estavam alugados a estudantes com contrato.

Fui de férias, os meus pais trataram da escritura e entretanto a antiga dona disse que os estudantes de uma fracção tinham saído e estavam lá agora um casal. (Sem contrato)

A minha questão é, como Eque posso regularizar a situação ? Já que já estão instalados posso pedir que assinem o contrato? E se não quiserem?  Posso declarar em sede de irs na mesma? Existe algum problema para mim neste caso?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A minha questão é, como Eque posso regularizar a situação ? Já que já estão instalados posso pedir que assinem o contrato? E se não quiserem?  Posso declarar em sede de irs na mesma? Existe algum problema para mim neste caso?
    Se não há um contrato de arrendamento pode-se sempre alegar que estão a invadir propriedade alheia...

Que tal ires apresentar-te como o novo senhorio, e explicares que ao contrário da anterior senhoria pretendes regularizar a situação? Convém apresentares-te com algumas provas como a escritura ou a senhora para confirmar a tua história, porque nestes dias de esquemas às vezes há algumas compreensíveis reticências em aceitar quando nos vêm bater à porta a dizer "olhe, agora mande-me o dinheiro a mim".

Nota: como é que com o prédio à venda, a senhora vai meter novos inquilinos sem sequer avisar o futuro proprietário? Isto há cá cada uma...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas pessoal.

1. Comprei uma prédio. Uma loja, e dois apartamentos. Todos estavam alugados a estudantes com contrato.

Fui de férias, os meus pais trataram da escritura e

2. entretanto a antiga dona disse que os estudantes de uma fracção tinham saído e estavam lá agora um casal. (Sem contrato)

3. A minha questão é, como Eque posso regularizar a situação ?

4. Já que já estão instalados posso pedir que assinem o contrato? E se não quiserem?  Posso declarar em sede de irs na mesma? Existe algum problema para mim neste caso?

Obrigado

1. Comprou por procuração ou a escritura foi efetuada em nome dos seus pais?

2. Os estudantes que ficaram da outra fracção têm contrato ou estão como o casal que para lá foi, em substituição dos estudantes que saíram, sem contrato de arrendamento?

3. O atual proprietário do prédio deve-se apresentar devidamente "identificado" (com documentação que comprove a sua condição de proprietário) e informar que é necessário efetuar um contrato de arrendamento. A partir do diálogo (acordo/desacordo) gerado entre as partes é que deverá tomar a atitude que entender que deva ser a correta para não vir a ser "prejudicado" a nível fiscal!...

4. Declarar o quê?

Se não houver qualquer diálogo, deverá informar-se devidamente com um advogado pois as regras do arrendamento não só se alteraram como agora o "aperto" à fuga (tal como relata que a anterior proprietária fazia...) se torna mais complicado!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estava acompanhar este tópico e sobre o que li faltava ainda acrescentar o gasto da agência imobiliária para adquirir inquilino, caso não consiga obter por ele próprio com publicidade na Internet.

Uma pessoa que consiga adquirir 2, 3 ou mais habitações para arrendar não existe forma de criar uma "empresa" para abater os rendimentos com despesas do dia a dia, exemplo combustível etc??

Vi que dá para deduzir os lucros com obras na habitação..

E mais?

Existe forma de se criar uma empresa seja ela "imobiliária" ou "S.A." ou algo do género para em vez se ser tributado abater essa parte em despesas da empresa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites